Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Sem medidas extremas, limite os mais novos a este tempo de televisão

Sabemos que não é a prática mais indicada, mas sabe qual o tempo máximo aconselhado? Um grupo de investigadores dedicou-se à questão.

Sem medidas extremas, limite os mais novos a este tempo de televisão
Notícias ao Minuto

09:30 - 01/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Crianças

Ver televisão é um hábito sedentário que não só sobrepõe-se a comportamentos bem mais saudáveis e ativos como é mais um caso em que o ser humano é exposto a um ecrã – algo que já fazemos no trabalho ou em qualquer momento em que se esteja com o smartphone na mão.

No caso das crianças, cujo cérebro ainda se encontra em desenvolvimento, o caso torna-se ainda mais alarmante já que se associam repercussões no desenvolvimento cognitivo dos mais novos ao hábito de ver televisão por muito tempo. De facto, e embora neurologistas ainda não expliquem ao certo a relação, sabe-se que há relação entre a televisão e problemas como défice de atenção e hiperatividade.

Certos dos aspetos negativos deste hábito sedentário, que é bastante comum na faixa etária mais nova atualmente, a Sociedade Canadense para Fisiologia do Exercício analisou o comportamento infantil de um grupo de crianças (após analisar os dados de um estudo anterior que se focou nos mesmos aspetos). Das conclusões, o grupo de investigadores refere que um máximo de duas horas de televisão, um mínimo de uma hora de exercício físico e entre 9 e 11 horas de sono ineterrupto são os números que completam um ‘dia ideal para uma criança.

O trabalho, agora publicado no ‘The Lancet Child & Adolescent Health’ serve para alertar não só para os casos do Canadá e dos Estados Unidos da América como para qualquer outro cuja tendência seja também a de preferir a televisão ao exercício físico. Dos casos analisados (uma amostra de cerca de 5000 crianças) apenas 5% garantia os números referidos como os de um ‘dia ideal’ para uma criança que siga um estilo de vida saudável.

Mais do que duas horas é um período que se associa a pior desenvolvimento cognitivo. Além disso, nestas duas horas máximas de televisão, deve-se preferir programas recreativo e de teor educativo.

Estes dados referem-se a crianças entre os 5 e os 13 anos. Para as mais novas, o período de televisão aconselhado diminui para 40 minutos diários e para crianças com menos de 2 anos, a televisão não deve ser, de todo, uma prática diária.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório