Como a mudança corporal permanente que é, é igualmente compreensível que fazer uma tatuagem implique um pouco de dor. Já que o desenho é feito na pele, através de uma agulha que perfura a derme repetidamente.
E apesar do nível do conceito de dor variar de indivíduo para individuo, a verdade é que fazer uma tatuagem nunca é uma experiência agradável.
Todavia, algumas tatuagens são mais dolorosas do que outras – dependendo da localização.
De acordo com Kerri, tatuadora da loja New Wave Tattoo, em declarações à publicação britânica The Independent, as áreas mais difíceis nas quais se pode fazer uma tatuagem variam segundo alguns fatores.
“O nível de dor pode depender de como o individuo se sente naquele dia, se está com gripe ou cansado, que estilo de tatuagem deseja – já que diferentes tipos de tatuagens podem implicar índices de pressão diferentes na derme –, do tatuador e sim do lugar onde quer o desenho”.
Ainda assim para Kerri e para os seus colegas tatuadores na mesma loja, os locais mais dolorosos para tatuar são “os joelhos, a parte interior do braço, o cotovelo, a parte inferior do pé e o esterno”.
Já para Dave da loja de tatuagens West London Ink, a cabeça é o local mais complicado para fazer uma tatuagem, seguida do esterno e das costelas.
Apesar dos tatuadores apontarem algumas dicas para tornar o processo menos doloroso, tal como beber água ou conversar durante a tatuagem, de acordo com a revista Inked não se engane... porque fazer uma tatuagem será muito dificilmente uma experiência sem dor.