Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Óleo de coco: A gordura que nos protege contra vírus, bactérias e fungos

A cada mês, um alimento, com todas as características e especificidades que lhe fazem valer o destaque. E é na voz de um nutricionista que este destaque é dado. Em setembro, a estrear a rubrica, Catarina Lopes fala-nos do óleo de coco, sobre o qual muito há a dizer.

Óleo de coco: A gordura que nos protege contra vírus, bactérias e fungos
Notícias ao Minuto

08:05 - 25/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Alimentos

O que é o óleo de coco? Uma gordura. E para que serve? A esta segunda questão, a resposta é bem mais complexa, mas vale a pena ser dada, já que este é um tema sobre o qual “as pessoas devem ler mais e começar a ter um espírito crítico maior”.

Deixemos de parte os estudos a favor e contra o óleo de coco, que o pintam como ‘milagroso’ ou ‘veneno’ e foquemo-nos nas suas características de forma mais crua. Como explica ao Notícias ao Minuto a nutricionista Catarina Lopes, o óleo de coco conta com vários benefícios para a saúde.

“É uma fonte rápida e fácil de nutrição e energia. E é a gordura ideal para quem apresenta problemas no aparelho digestivo, pois não precisa de bílis para ser digerido. A gordura saturada, em associação às vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, facilita o transporte dos aminoácidos fundamentais para o fígado e facilita o processo detox do organismo. Associado à vitamina A ainda fortalece o sistema imunitário. Para além dos efeitos para a saúde cardiovascular, o óleo de coco também tem efeito antibacteriano, antiviral, - principalmente devido ao ácido láurico - antifúngico e potencial efeito antistress e antidepressivo."

Esta gordura protege-nos contra vírus, bactérias e fungos

É graças às suas propriedades antimicrobianas que o óleo de coco “nos protege contra vírus, bactérias e fungos". Tem ainda outros efeitos benéficos para a saúde como perda de peso, hidratação da pele e cabelo, aumento da energia, combate a problemas digestivos, proteção antioxidante, melhoria o humor, diminuição do cansaço, saúde oral, rejuvenescer a pele e prevenção do Alzheimer”, enumera a nutricionista.

Expliquemos algumas destas vantagens. No caso do combate ao cansaço, o óleo de coco “age como se fosse um hidrato de carbono, gerando energia rapidamente, com a vantagem de não alterar a sensibilidade à insulina”. Também tem a capacidade de melhorar o humor, o que faz deste uma ótima opção para as alturas de maior stress e TPM já que “ajuda a combater a bactéria Streptococcus, que faz parte da flora da boca e pode causar doenças como a cárie e abscessos dentários. Os pesquisadores concluíram também que a substância evita aftas”.

O óleo de coco deixa a pele mais saudável

“Quando ingerido, o óleo de coco atua sobre o metabolismo favorecendo a saúde como um todo. Isso deixa a pele mais saudável”, esclarece Catarina Lopes,  que não deixa de referir as suas propriedades fora da cozinha: “também se pode aplicá-lo diretamente na pele ou no cabelo, pois é um excelente hidratante e protetor, diminui a oxidação, formação de radicais livres e os efeitos nocivos da radiação ultravioleta.

Nestes casos, a melhor forma de o usar será como desmaquilhante,  sendo que após a aplicação se deve lavar a cara com uma toalha com água quente, “até sentir que a pele já não está oleosa”. Como hidratante do cabelo, pode aplicar-se  diretamente nas pontas, deixando atuar por 30 ou 60 minutos, após os quais se deve lavar o cabelo normalmente.

O óleo de coco pode ainda ser benéfico para a saúde oral: “o truque é bochechar de forma continua (todas as noites) durante 15 a 30 segundos e, no final, cuspir, lavar ou bochechar com água e por fim passar com uma escova sem pasta”, aconselha a especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório