Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Padrões da infância de Alexandra Moura na Semana da Moda de Londres

Os padrões e estilos inspirados nas memórias de infância em Trás-os-Montes da coleção que Alexandra Moura apresentou hoje durante a Semana da Moda de Londres "funcionam bem em Londres", acredita a 'designer'.

Padrões da infância de Alexandra Moura na Semana da Moda de Londres
Notícias ao Minuto

16:49 - 14/09/18 por Lusa

Lifestyle Trás-os-Montes

"Isto funciona muito bem em Londres. Apesar de terem esta multiculturalidade, esta loucura de estilos, de pessoas, de maneiras de estar, de vestir, de andar, de trabalhar - a própria maneira de como eles trabalham é diferente -, todo esse lado mais romântico e tradicional também é muito inglês", disse à agência Lusa.

"Por muito modernos que possamos todos ser, isto são sempre coisas que fazem parte de nós, são as nossas origens de qualquer pessoa", acrescentou.

A coleção "Heirloom" de Alexandra Moura, para a época primavera/verão 2019, foi inspirada nas próprias memórias de infância, das férias passadas com os avós numa aldeia em Trás-os-Montes, de onde se lembra de ver motivos florais em quadros, pratos e têxteis domésticos.

As roupas usam materiais como 'tweed' em tons retro, 'pied de poule', viscose floral em preto, tule delicado com bordado, 'jacquard' floral, denim e algodão, estabelecendo uma ponte entre o clássico e o contemporâneo.

"É uma quantidade incrível de memórias que acabaram por estar aqui representadas, através dos tecidos, tecidos quase sagrados que nos remetiam para essa ideia da procissão, uns que parecem a colcha do quarto dos meus avós, que era uma divisão sempre imaculada. O próprio padrão das flores, que tinha a ver com a sala, a carpete, os sofás, os quadros de parede a imitar o Monet", descreveu.

O lado urbano é introduzido pela própria, que trazia da cidade outros estilos e roupa informal, como o uso de sapatilhas.

"Tudo isto acabou por fazer esta fusão e arranjar este equilíbrio entre aldeia, cidade, romântico, urbano, feminino, masculino, unissexo. E tudo isto aconteceu nesta coleção", refere Moura.

Esta é a quinta participação da 'designer' portuguesa na Semana da Moda de Londres com o apoio do Portugal Fashion, onde, além do público europeu, pretende promover-se junto dos mercados asiáticos, designadamente da China, Japão e Kuwait.

O Portugal Fashion, projeto de moda liderado pela ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, tem como objetivo promover a nível internacional marcas portuguesas com potencial de crescimento e comercial.

É cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A Semana da Moda de Londres abriu oficialmente hoje e prolonga-se até terça-feira, aliando desfiles, palestras e exposições a outro tipo de eventos, como a venda de artigos de moda e decoração selecionada por profissionais.

Na passarela oficial destacam-se entre outros, os desfiles das marcas Mother of Pearl, Katherine Hamnett, Bobby Abley ou Georgia Hardinge, sendo de notar a ausência da dupla portuguesa Marques'Almeida, participantes habituais desde 2010 e que vão antes apresentar-se na Semana da Moda de Paris, que decorre entre 24 de setembro e 02 de outubro.

Mesmo assim, a marca de Marta Marques e Paulo Almeida, que em 2014 foi premiada na categoria de Talento Emergente - Moda Feminina dos British Fashion Awards e em 2015 recebeu o prémio LVMH para Jovens Estilistas de Moda, terá um ponto de venda temporário em Londres, com edições de material antigo e artigos da atual coleção outono/inverno. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório