‘Às vezes, sempre, nunca'. Sabe a origem desta regra de etiqueta?

Num blazer de fato, os três botões têm a sua lógica: o primeiro pode ou não estar abotoado, o do meio deve estar sempre abotoado e o último, nunca. Mas de onde vem a regra?

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
12/09/2018 12:30 ‧ 12/09/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Curiosidades

Nem sempre se seguiu esta regra, o que se comprova por casacos criados há décadas que contam com cinco botões, por exemplo.

Conta o Mental Floss que tal regra foi criada pelo Rei de Inglaterra Edward VII que engordou muito no século XIX o que o deixava desconfortável quando sentado no trono. Tal levou-o a tomar a decisão de, por ‘gostar’ de ver o último botão desabotoado, passaria a usar assim.

Ora, naquela altura, a realeza tinha forte influencia no estilo época, pelo que cedo se notou a forma de utilizar o casaco pelo rei e a que rapidamente muitos aderiram.

A tendência manteve-se até hoje, em que os blazers já são desenhados a pensar que são para se usar com o terceiro e último botão desabotoado, levando a que de uma referência de estilo nascesse uma questão pratica e visual.

Mas este não é o único pormenor que encontra nos blazers com referências históricas. Também a fileira de botões de punho, presente em muitos casacos, tinha como propósito evitar que os militares se assoassem nesta zona do casaco.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas