Perceber a retenção de líquidos e evitá-la de forma natural

É no verão que o problema se torna mais evidente. Contorná-lo, passa necessariamente pela alimentação.

sal

© iStock

Mariana Botelho
23/08/2018 12:30 ‧ 23/08/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Alimentos

Inchaço na zona das pernas, abdominal e braços – sem razão aparente – dor nestes mesmos sítios e pele com aspeto pouco saudável. É no verão que mais casos de retenção de líquidos surgem, um aspeto que se sabe advir de certos alimentos associados a um estilo de vida sedentário mas que nem sempre percebemos o que mudar para o evitar.

São os alimentos ricos em sal e a pouca hidratação que mais propiciam esta situação, que parece surgir por questões genéticas mas também em que tende a uma má circulação ou em pessoas com alguma intolerância alimentar ou problemas hormonais.

Uma vez mais, está provado que quando algo não está bem no interior do organismo, o próprio corpo humano encarrega-se de mandar sinais até que o indivíduo perceba que tem de mudar algo. Mas o quê?

Foquemo-nos no sal. Há quem tenha tendência a ter ‘mão leve’ na hora de temperar na comida e que por isso exagere na quantidade de sal, mas mesmo que tenha o cuidado de o evitar, importa saber que o sal se camufla de outras formas, estando presente em alimentos em conserva, enlatados, salsichas e outros. Sódio: é esta a palavra que lhe deve fazer soar os alarmes e deixar na prateleira do super mercado quando a sua percentagem for elevada.

Os alimentos mais recomendados serão pois aqueles que contam com uma quantidade de sódio inferior a 175mg. Para que não falhe, foque-se principalmente nos alimentos frescos e naturais como frutas, legumes e vegetais. Quanto à proteína, a carne, peixe e marisco devem ser igualmente frescos e nunca processados – nunca será mais saudável e as desvantagens desta segunda opção não se cingem à retenção de líquidos.

Sem que tenha de ver constantemente os rótulos dos alimentos – já que a sua composição nem sempre é apresentada – sabia que, abaixo dos alimentos naturais e mais aconselhados segue-se o grupo de alimentos divididos por intervalos de quantidade de sódio:

- Entre os 175 e os 350mg: Pão, queijo fresco, requeijão, barritas de cereais e algumas verduras em conserva

- Entre os 350 e os 500mg: calamares, cavala (em conserva) e alguns alimentos de pastelaria como croissant

- Entre os 500 e os 800mg: sopas pré feitas, batata fritas, patés, bacon e a maioria dos alimentos de conserva

- Mais de 800mg: a grande maioria dos queijos, caldos knorr, molho de soja, chocolate instantâneo, batatas fritas de pacote e fiambre

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas