Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 13º

Edição

Depois de dar à luz, quanto tempo se deve esperar até voltar a ter sexo?

Não há pressa, o mais importante é ouvir o corpo para perceber quando se está preparada.

Depois de dar à luz, quanto tempo se deve esperar até voltar a ter sexo?
Notícias ao Minuto

23:30 - 21/08/18 por Notícias ao Minuto 

Lifestyle Pós parto

Durante o tempo de gravidez, chega uma altura em que já não é confortável para a mulher praticar relações sexuais. Do mesmo modo e como se espera em qualquer caso mesmo para as que são mães pela primeira vez, depois de dar à luz há também um período de abstinência até que o corpo recupere da gravidez e próprio parto.

O tempo que deve levar este período é pois uma questão que muitas colocam, e em quem se pensa apenas depois do período de gestação, já que durante os quais se pensa apenas no bebé e eventuais mudanças no corpo que se vê e sente.

Entre quatro a seis semanas após o parto, é o período normalmente apontado para quando se deve (ou melhor, quando se pode) voltar a praticar sexo. Contudo, muitas são as que sentem desconforto mesmo passadas as seis semanas e neste período inúmeras mulheres ainda não estão completamente livres do risco de serem infetadas por alguma bactéria por via vaginal. Então, quem apontou o período de quatro a seis semanas?

Esta é a altura, diz o Self, em que as recém mães normalmente têm uma consulta com o propósito de fazer um check up geral ao corpo – tal é essencial depois de todas as variações a nível físico e hormonal por que se passa numa gravidez.

Com a garantia de que o corpo está a recuperar bem, algumas mulheres assumem que está na altura de voltar ao ativo em termos sexuais, contudo, a ginecologista Pari Ghodsi esclarece que nem sempre o colo do útero esta totalmente recuperado e ainda há risco de, através do coito, ser infetada ou romper o útero, ainda bastante sensível.

Na maioria dos casos, tal não acontece, mas é importante que se alerte para as possibilidades e que se esclareça que não é nada fora do comum que algumas mulheres sofram com dores e desconforto durante o acto sexual. Tal não significa que haja algum problema, mas apenas que o corpo precisa de mais tempo para recuperar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório