Cometer este simples erro quando come gelado pode deixá-lo doente...

Para a maioria dos indivíduos comer gelado e a chegada do verão andam de mãos dadas. Porém, há um erro simples que poderá estar a cometer e que o poderá deixar muito doente. A saber...

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
02/08/2018 10:00 ‧ 02/08/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Perigo

De acordo com os especialistas, comer gelado é um das menos conhecidas causas de intoxicação alimentar – apesar de ser uma das mais comuns – e pode ser tão perigosa quanto a ingestão de por exemplo carne mal passada.

Em declarações à publicação Mirror Online, Amreen Bashir, professora de ciências biomédicas na Universidade de Aston, alertou para os perigos desta guloseima.

E disse: “Para além de contribuir para o aparecimento de diabetes e de obesidade, os gelados têm o potencial de o deixar extremamente doente”.

“Em 2015, cinco pessoas foram hospitalizadas e três morreram após comerem gelado contaminado com Listeriose, em Topeka, no Kansas, nos Estados Unidos”, acrescentou.

Amreen salientou que o erro mais comum que as pessoas cometem consiste em congelar novamente uma caixa de gelado que já tenha sido exposta à ao ar e começado a derreter.

“O gelado pode ser extremamente perigoso quando começa a derreter e volta a ser novamente congelado”, explicou.

“Este doce derrete rapidamente à temperatura ambiente, e a mistura liquida, açucarada e leitosa é perfeita para propiciar o aparecimento de bactérias como a Listeriose – prontas para o contaminar da próxima vez que for comer aquela guloseima”.

Mas, não é tudo.

Um outro erro comum consiste em consumir o gelado à colher diretamente da embalagem, principalmente quando a guloseima é partilhada por mais de uma pessoa – levando assim a uma possível contaminação geral e partilha de bactérias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas