Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Entenda o que é a sarcopenia e quais os benefícios da suplementação

A perda de massa muscular incia-se logo após os 30 anos de idade e cerca de 15% das pessoas com mais de 60 anos possuem sarcopenia. Porém, suplementos alimentares auxiliam no processo de prevenção e recuperação.

Entenda o que é a sarcopenia e quais os benefícios da suplementação
Notícias ao Minuto

07:00 - 02/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perda de músculo?

A perda de massa muscular não é de inicio aparente para a maioria dos indivíduos, já que se trata de um processo que faz parte do envelhecimento.

Estudos revelam que em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra geralmente inicia-se após os 30 anos de idade com perdas em torno de 1% a 2% por ano. Este processo de diminuição da massa muscular (massa magra) é chamado de sarcopenia, que causa grandes dificuldades na qualidade de vida de todas as pessoas com o avançar da idade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Gerontologia, a partir dos 60 anos de idade, cerca de 15% dos indivíduos têm sarcopenia e este número cresce após os 80 anos, chegando a 46%.

O que dizem os especialistas?

Segundo o nutricionista desportivo, treinador e consultor técnico da Atlhética Nutrition, Geovanni Sampaio, a sarcopenia é uma das mais significantes alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento. "Esse processo de perda de massa muscular pode ser desencadeado por diversos fatores e não podemos menosprezar, como alterações hormonais, diminuição de ingestão de proteína e sedentarismo. A sarcopenia causa importantes alterações na mobilidade do idoso, aumento de incapacidade funcional, aumentando a prevalência de patologias articulares como artrose e artrites”.

Acrescentando: “O treino de força é o método de treino mais efetivo para reverter todo esse processo de envelhecimento. A musculação contribui para o ganho de força e hipertrofia nos idosos, melhorando as suas atividades diárias, diminuindo assim o risco de fraturas por quebras".

Um programa alimentar bem elaborado e equilibrado é de suma importância para potencializar os ganhos do treino de força, retrocedendo assim a sarcopenia, "alguns suplementos de destacam nesse auxilio de ganho de massa muscular, os mais promissores são a creatina e o whey protein (proteína do soro do leite). A creatina é um dos suplementos mais evidenciados na literatura científica, diversos estudos demonstram que a suplementação de creatina associada ao treino de força resulta na hipertrofia muscular", explica Giovanni.

De acordo com o educador físico e treinador funcional Alexandre Augusto Silva, a prevenção e o tratamento da sarcopenia envolve a prática de exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada pessoa. "Os exercícios isométricos sem movimento, como por exemplo, a prancha de abdómen, ou a cadeira romana, onde o indivíduo se segura sentado encostado à parede com o apoio das pernas sustentando o corpo, esses são recomendados para pessoas que possuem algum problema para movimentar a articulação, como dores no joelho. O exercício da cadeira estática evita sobrecarregar a articulação do joelho e fortalece os músculos dos membros inferiores". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório