Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Vitamina D no verão: Basta-nos o sol ou os suplementos são necessários?

Embora seja possível garantir o aporte de vitamina D através da alimentação, a grande maioria é conseguida através dos raios ultra violeta conseguidos através do sol.

Vitamina D no verão: Basta-nos o sol ou os suplementos são necessários?
Notícias ao Minuto

15:18 - 17/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Exposição

Por ‘grande maioria’, refira-se 90% desta vitamina, o que leva a questão de ser necessário, ou não, o consumo de suplementos ou se pelo contrário a exposição solar será suficiente.

Diz o Fórum D que 15 minutos de exposição solar direta são suficientes para assegurar os níveis de vitamina D necessários. Mas para que seja eficaz, esta exposição deve ser feita sem protetor solar (que anula ou diminui a produção de vitamina D pela pele), com os membros descobertos e entre as 10 e as 16h – três fatores defendidos por muitos médicos.

Contudo, este horário é também aquele em que o risco de queimadura solar é maior, aspeto que leva os especialistas a pesar a produção de vitamina D e o risco de cancro de pele, optando por uma proteção contínua, que ignora os 15 minutos de proteção pela segurança da pele e prevenção de melanoma.

Quer num caso ou no outro, são também muito os dermatologistas que alegam ser incerta a quantidade de vitamina D que se produz, já que além da exposição solar (que deve ser avaliada pela hora ou precauções tomadas) depende do tipo de pele, idade e outros aspetos caraterísticos de cada pessoa.

É pois nestes casos de incerteza que se aconselha o consumo de suplementos de vitamina D, cuja toma deve ser continuada no verão, evitando que qualquer indivíduo sinta a necessidade de se expor aos raios UV sem proteção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório