Comparativamente, outros alimentos considerados de ‘plástico’ ou pouco saudáveis, tais como refrigerantes ou takeaways não apresentam, de acordo com os cientistas, um perigo tão elevado.
Os investigadores da Universidade de Sichuan, disseram: “Nas últimas décadas, a comida de ‘plástico’ tem vindo a assumir um papel de destaque na maioria dos regimes alimentares, especialmente no ocidente”.
“O consumo de hambúrgueres está associado a uma dieta deficitária e altamente calórica, que leva ao potencial desenvolvimento de excesso de peso e de obesidade em todos os setores da população – crianças, adultos e idosos”, acrescentaram.
E referiram: "A obesidade contribui ainda para o risco de aparecimento de asma e de alergias. O ácidos gordos saturados presentes na carne moída ou picada que compõe os hambúrgueres ativam os recetores que provocam a libertação de químicos pró inflamatórios, que por sua vez causam doenças inflamatórias crónicas”.
Os cientistas alertaram ainda que uma alimentação rica em gordura aumenta os níveis de inflamação que causam a asma. “Adicionalmente, o consumo de comida de ‘plástico’ reduz por sua vez a ingestão de alimentos ricos em nutrientes antioxidativos que protegem o organismo, presentes na fruta e nos vegetais”, disseram.