Na tentativa de ‘controlar’ o temperamento pré menstrual, muitos são os truques. Falamos aqui dos mais generalizados, como o chocolate ou a prática frequente de exercício físico, mas há técnicas menos comuns que se apresentam como alternativas eficazes – ou pelo menos tão diferentes que vale a pena experimentar (se não der certo, a cada mês há uma nova possibilidade para novos testes).
Um destes casos é o Ciclo das Sementes, proposto pela coach de saúde holística Alisa Viti. A medicina holística passa por ter uma visão geral de todos os aspetos do corpo e tratá-lo como organismo único, e é isto que Alisa Viti propõe fazer, com a técnica que visa balançar e neutralizar as hormonas.
Tal ciclo resume-se então a incluir, a cada fase do ciclo menstrual, a semente mais indicada ao organismo. Por ser um tratamento holístico, muitos são os médicos que não a veem como eficaz, assim como alguns estudos realizados cujos resultados não foram suficientemente concretos, pois não resultam em todas as mulheres.
Se ainda assim quer experimentar, prepare a dispensa com as sementes necessárias que devem ser orgânicas – para uma melhor qualidade nutricional - e moídas, pois só assim garante a absorção dos seus componentes. Comece no primeiro dia do período e siga a ordem proposta por Alisa Viti, recorde-se que o ciclo é composto por três fases: a folicular, a ovulatória e a lútea.
Na primeira metade do ciclo menstrual, que começa com o período, o corpo carece de mais estrogéneo para construir as paredes uterinas, por isso é aconselhado uma colher diária de sopa de linhaça e outra de sementes de abóbora, que por ser rica em zinco, ajuda à produção de progesterona.
Na segunda metade, que começa na altura da ovulação e dura até ao primeiro dia de período, mude para uma colher de sopa diária de sésamo e outra de sementes de girassol, que é rica em selénio, o que protege o fígado.
Caso funcione com o seu organismo, espera-se que as hormonas se neutralizem, por ter garantido o consumo do que era necessário ao seu corpo, mas os efeitos não serão imediatos, por isso teste por alguns ciclos. Contudo, deverá fazê-lo apenas após consultar o seu médico, já que em casos muito específicos as doses de sementes aconselhadas podem ser demasiado elevadas para o organismo.