Algumas sofrem mais do que outras, mas todas precisamos de ajuda em alguma altura para ultrapassar mais facilmente o difícil (mas inevitável) momento de dores, desconforto, mudanças de humor e muito apetite são alguns dos aspetos com que as mulheres mais contam na fase de TPM.
O El País aponta algumas das soluções mais eficazes. Nem todas funcionam de igual modo para todas as mulheres, mas nada como ter alternativas quando o seu método preferido não funciona. O preferido de muitas – e que parece falhar pouco – é o chocolate, em especial o negro, já que é o cacau que ajuda a repor o nível de serotonina e tem o ‘poder’ de aliviar’ o desconforto.
Mais nenhum alimento parece conseguir o mesmo feito, mas ainda no âmbito da alimentação será benéfico fazer refeições frequentes, cerca de três a cada hora. Tanto nas refeições como nos intervalos, beba água, já que uma boa hidratação ajuda a um maior conforto. Outros líquidos como somos naturais, ajudará também a evitar sintomas como distensão ou inchaço abdominal.
Ainda contra o inchaço, bem como para favorecer a circulação sanguínea, uma rotina de treino frequente, e não só na TPM em que possivelmente o treino será mais complicado, fará com que as dores diminuam em muito. E se durante a TPM ou própria menstruação achar difícil treinar, opte por exercícios menos intensos como uma aula de Yoga ou pilates – têm a vantagem de ser modalidades que estimulam o relaxamento e evitam o stress, ideal para esta fase em que as hormonas poderão estar menos equilibradas.
Por fim, em dias de dores extremas, nada como uma botija de água quente na barriga – uma técnica que ajuda a relaxar a musculatura abdominal – ou, em último caso, medicamentos indicados para as dores.