Nos dois fins de semana em que decorreu o festival Rock in Rio, em Lisboa, as noites terminaram com fogo de artifícios próximos o suficiente da casa de uma das jornalista de lifestyle do Notícias ao Minuto, para que se confirmasse o pânico que tal espetáculo causa nos gatos. Sabemos que este não foi um caso isolado, esta é, pelo contrário, a atitude mais comum aos animais quando se deparam com tal espetáculo.
Não fossem estes felinos os animais mais independentes e donos de si, com o fogo de artifício o que se constatou foi claramente medo, pelo desconhecimento daquele fenómeno pouco natural. Diz o Mental Floss que o pânico que advêm do desconhecimento deste fenómeno pode até resultar em convulsões nos cães ou gatos.
Na previsão de mais festivais e festas que contem com este grande pormenor, há então que saber como lidar nestas situações: mantenha-nos no interior de casa, onde se sentirão mais confortáveis, preferencialmente numa divisão sem janelas, ou com as mesmas fechadas e cortinas tapadas, com rádio ou televisão ligados como forma de distração. O mais importante será não deixar o animal sozinho, por risco de aumentar a ansiedade.
Principalmente no caso dos cães, atente, no entanto, para que o mesmo não se sinta ‘enclausurado’ por ficar demasiado tempo fechado numa só divisão. Deixe-o sair, se assim o quiser, mas não para a rua.
Outra forma de diminuir a ansiedade será, nos casos em que sabe que haverá fogo de artifício à noite, brincar e leva-lo a passear de modo a deixar o animal cansado e consequentemente mais relaxado à noite.
Se a festa ocorreu na sua vizinhança, garanta que no dia seguinte limpa o quintal e arredores da casa de eventuais vestígios dos foguetes que serão tóxicos para os animais.