Para uns, é acessório mais imprescindível que o relógio, para outros, é usado apenas no verão, mas comum é a ideia de que os óculos de sol não se cingem ao estilo, sendo indispensável à proteção solar, principalmente no caso de olhos mais sensíveis.
Da praia à condução, é por isso relevante que se saiba escolher um bom par de óculos, de forma a evitar os danos por raios ultra violeta. Regra número um: uns óculos de 5€ não serão a melhor opção, mas não se foque apenas no preço, já que caro não significa necessariamente bom, como esclarece o Huffington Post.
Foque-se na qualidade da lente que deverá ser oriunda de uma ótica ou, mesmo à venda em lojas de marca, que seja referido a ótica com que a marca trabalhou para criar certo par de óculos.
Quanto à proteção UV, não pode ser confirmada a olho nu, mas apenas por um especialista, assim, o melhor será levar os óculos à próxima consulta de oftalmologia, para que o seu médico o confirme, até porque há marcas que indicam erradamente terem proteção contra os raios UV.
Numa loja ou marca fidedigna, a indicação a procurar neste sentido será, se possível, a de proteção acima dos 400UV. Desta forma, garante que a lente protege o olho ao máximo.
Caso se pergunte o porquê de ser tão necessário esta forma de proteção ocular, saiba que cataratas ou perda de visão são possíveis consequências da exposição excessiva a tais raios.
Em locais onde as estações estão bem definidas, é na primavera e verão que a necessidade de proteção aumenta, principalmente entre as 10h e as 14h, sendo que nestas alturas se deve garantir o uso de óculos solares mesmo que o tempo esteja nublado e o sol não lhe pareça muito forte.
Esclarecida a necessidade de proteção, vamos a modas. São inúmeras as tendências propostas para esta estação que juntamos neste artigo para que tenha uma ideia do que se irá mais usar. Confirme-o na fotogaleria.