De tudo o que lê na internet, deve duvidar de mais de metade, pela falta de provas e informação que as sustente. A ideia de que a flatulência nos faz perder até 67 calorias é um destes casos.
Ora, veja-se: sendo que a média de gases que se aconselha libertar é – apontam os especialistas – 14 por dia, ao perder mais de 60 calorias por cada pum estaríamos a emagrecer quase um quilo a cada três dias.
Por muito aliciante que tal possa parecer para alguns, que fizeram o rumor correr a internet. O médico Spencer Nadolsky, especialista em obesidade, esclarece que não há qualquer associação entre calorias e flatulência e que tal não é, de todo, uma alternativa ao exercício físico.
A sustentar a ideia, está o facto de nos sentirmos mais leves e por vezes menos inchados após o ato. Explica o especialista que tal se deve ao facto de o nosso organismo estar cheio de ar que, quando em excesso, leva à sensação de inchaço e mau estar, que é aliviada pela flatulêcia.
Por dia, o ser humano acumula entre 0,5 a 1,5 quilos de ar no aparelho digestivo, mas aspetos como o consumo de bebidas com gás, uso de palhinha ou alimentos de difícil digestão, levam ao gás no organismo em excesso.