Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Yoga para principantes: Seis dicas para iniciar bem a prática

No Dia Mundial do Yoga, apresentamo-lhes seis regras básicas para se iniciar nesta modalidade que promete melhorar o corpo e a mente.

Yoga para principantes: Seis dicas para iniciar bem a prática
Notícias ao Minuto

08:00 - 21/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dia Mundial

A palavra Yoga deriva do sânscrito da raiz Yuj, que significa unir, atar, ligar, ou seja, ligar a parte física à mental, levando à reintegração e reequilíbrio do ser.

O Yoga é mais do que um tipo de exercício físico, mas sim uma atividade que permite trabalhar ao mesmo tempo o corpo (tonificando e fortalecendo os músculos) e a mente. Focando a atenção na respiração e no momento presente, reduzindo o stress, a ansiedade e a atividade mental.

Se está a considerar começar a praticar esta modalidade, tenha primeiro em atenção estas dicas:

1. Estilo de vida

Segundo especialistas, trata-se de um estilo de vida que deve ser seguido e mantido continuamente.

“O Yoga trabalha o corpo, mente e respiração de maneira integrada, procurando alcançar um estado de relaxamento dos músculos e do sistema nervoso central, e, assim, ter menos sobrecarga emocional”, explicou Roselene Augusto, professora de Yoga, terapeuta holística, naturopata e massoterapeuta, à publicação Revista da Mulher.

Como tal, os ensinamentos adquiridos podem e devem ser levados para fora da sala de aula, principalmente em momentos de maior stress e de ansiedade.

2. Movimentos corporais

Para quem acha (e receia) que irá começar a fazer posições complexas e elaboradas logo nas primeiras aulas, saiba que os movimentos e posturas do Yoga (asanas) para iniciantes visam apenas ao relaxamento e alongamentos da coluna e pernas.

O aluno deverá criar consciência e estabilidade corporal ao longo do tempo, e não de imediato. 

3. Procure um bom profissional

É fundamental que pesquise sobre o local onde pretende aprender Yoga. Tente saber mais sobre o professor, como trabalha, se é paciente e cuidadoso.

4. Tenha cuidado com a alimentação

Opte por fazer uma refeição saudável e sem alimentos pesados antes de fazer uma aula, para que não se sinta mal disposto.

Mais ainda, vista roupas leves e confortáveis, o que facilitará a execução dos movimentos e melhorará a postura. 

5. Escolha um tipo de Yoga

São várias as vertentes desta técnica. As mais conhecidas são: Ashtanga Yoga, Iyengar Yoga, Hatha Yoga, Power Yoga, Kundalini Yoga e Raja Yoga. Informe-se e opte pelo estilo que se adapta melhor à sua forma física, ao seu perfil mental e que mais vai de encontro aos seus objetivos.  

6. Sem expetativas

Talvez não consiga, logo nas primeiras aulas, executar todas as posições e exercícios que lhe peçam. Entenda que se trata de um processo gradual, e que irá conquistar os desafios que lhe propõe à medida que o tempo passa e que ganha mais competências. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório