Poupar tempo e reaproveitar alimentos: Os líquidos devem ser congelados

Evite o desperdício e saiba aproveitar ao máximo aquilo que confeciona.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
14/06/2018 11:00 ‧ 14/06/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Conservação

Congelar refeições é a melhor forma de garantir que não passa demasiado tempo em frente ao fogão. Pode, por exemplo, congelar ovos cozidos, quiche ou outro prato que leve ovos, é um dos alimentos que, após a congelação, não perde as suas propriedades, como já falamos aqui.

Mas porque nem todos os pratos confecionados devem ir para o congelador, há outras formas de evitar que os alimentos se estraguem sem que tenha de os usar em doses industriais. Na verdade, diz o Lavanguardia, qualquer caldo pode ser congelados, sem que se perca as suas vitaminas e nutrientes. Dizem os especialistas que, quanto mais água tiver o líquido, melhor será.

Falamos por exemplo de leite de coco, um líquido que, depois de aberto, dura cerca de uma semana. Congelá-lo será por isso uma boa opção, mesmo que o seu processo de passagem para estado sólido seja muito lento. Ao descongelar, vai deparar-se com um líquido demasiado cremoso ou até pastoso, mas depois de o cozinhar, ganha a textura esperada.

O pesto, embora tenha uma data de validade superior à do leite de coco, pode também ser congelado. Se for viajar, por exemplo, congelar este produto será a melhor opção. Da mesma forma, guardar o líquido em que cozeu marisco, por exemplo, será uma boa forma de dar mais sabor ao arroz ou outro peixe que cozinhe posteriormente.

Mas para que estas alterações ao alimento não o estraguem, importa usar um recipiente hermético e evitar as mudanças de temperatura repentinas, ou seja, o molho deve apenas ir para o congelador quando estiver à temperatura ambiente e, antes de ser utilizado, deve repousar por 24 horas à temperatura ambiente.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas