Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 28º

Sete alimentos que pode (e deve) congelar, mas provavelmente não o faz

Para evitar o desperdício de comida e de dinheiro, congele estes alimentos.

Sete alimentos que pode (e deve) congelar, mas provavelmente não o faz
Notícias ao Minuto

12:48 - 16/06/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

Provavelmente já congela as bananas muito maduras para depois as utilizar em smoothies e até congela os legumes da sopa, mas será que não mais alimentos que pode congelar antes que se estraguem?

Para evitar o desperdício de comida e do seu dinheiro, segundo a revista Prevention, há pelo menos sete alimentos que provavelmente não congela mas devia começar a fazê-lo. Abaixo descubra quais são e as melhores formas de os congelar:

1. Gengibre. Ao ar livre, esta raiz seca bastante rápido, mas se a congelar pode estender a sua ‘vida útil’ indefinidamente. E mesmo no congelador, poderá descascá-lo e ralar como faz normalmente.

2. Abacate. Com menos açúcar que a banana, o abacate é um ótimo aliado em smoothies, mas também pode ser usado para fazer mousse de chocolate ou molhos cremosos para massas. Aconselha-se que congele o abacate quando este estiver perfeitamente maduro. Só precisa de o cortar às fatias ou aos cubos, colocá-lo num saco hermético e guardá-lo no congelador.

3. Cebolinho. Comprou cebolinho para fazer uma receita, mas não vai usar mais tão cedo? Não desperdice. Corte o cebolinho todo em bocadinhos como os que usou na receita, coloque-os numa garrafa de plástico vazia ou numa caixa (para não ficar pisado) e guarde-o no congelador. Como está cortado em pedacinhos pequenos descongelará muito rápido da próxima vez que o usar.

4. Ovos cozinhados. Sim, é seguro congelar ovos cozinhados. Por exemplo, pode fazer mini-quiches ao fim de semana e congelá-las para que durem toda a semana.

5. Tofu. Congelar o tofu não só faz com que dure mais, como lhe dá uma textura mais firme, tornando-o até mais agradável. Quando o tofu descongela, as bolsas de água expandem-se, permitindo que os molhos, marinadas, temperos secos e outros aromas infiltrem melhor nestes blocos tipo esponja. Para congelar e descongelar o seu tofu favorito, corte o pacote e drene a água. Depois feche-o com um saco de plástico e congele-o por até três meses. Quando o quiser usar basta colocá-lo em um prato e levá-lo micro-ondas por 60 segundos. Se o bloco não estiver totalmente descongelado, volte a levá-lo ao micro-onas por intervalos de 30 segundos até que fique bem. Uma vez descongelado, o tofu deve ser cortado na horizontal e espremido para libertar a água em excesso. Depois basta prepará-lo ao seu gosto.

6. Ervas frescas. Em vez de deixar as ervas frescas secar, congele-as nos recipientes usados para fazer cubos de gelo. Basta cortar cada tipo de erva e depois misturá-la com azeite ou sumo de limão e depois colocar essa mistura nos cubinhos. Quando quiser utilizar as ervas nos seus pratos, basta acrescentar um ou dois cubinhos ao que está a cozinhar na panela.

7. Pasta ou molho de tomate. Em vez de deixar o recipiente aberto a secar no frigorífico, coloque uma colheradas da pasta ou do molho de tomate num recipiente pequeno forrado com papel vegetal. Depois basta deitá-lo na panela e acrescentar sabor aos seus estufados, sopas, carnes assadas ou molhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório