Se não se pode afastar do ecrã, é assim que vai proteger os seus olhos

Na era do digital, há que fazer de tudo para proteger este órgão mais que essencial.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
06/06/2018 15:00 ‧ 06/06/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Visão

Não é a primeira vez que falamos sobre os cuidados a ter com a visão. Já falamos sobre a necessidade de desmaquilhar diariamente antes de ir dormir, dos motivos e soluções por que ficamos com os olhos inchados, ou dos cuidados essenciais a ter por quem usa lentes de contato.

Mas numa era em que o uso do ecrã parece ocupar-nos a visão em grande parte do dia, desde o horário de trabalho à hora de deitar em que o scroll no feed de redes sociais parece obrigatório, há cuidados a ter para evitar que o constante esforço ocular sofra grandes agressões.

A ‘Food Matters’ aponta três dicas que podem ajudar a garantir a saúde dos seus olhos, mas antes de as apresentar, explica que o problema está nas diferentes estimulações a que temos vindo a expor os nossos olhos. Divida-se o tipo de luz em vermelha e azul: no primeiro caso, de luz natural ou a artificial de um candeeiro, por exemplo, o olho carece de pouca energia para ver, já no caso da luz azul, a que advêm de aparelhos eletrónicos, os olhos são obrigados a um esforço muito maior. Da excessiva exposição a esta luz surgem os problemas oculares que danificam a retina.

Assim, umas das medidas a adotar deverá ser tomar uma atitude mais consciente quanto ao uso dos aparelhos eletrónicos. Estima-se que, hoje em dia, um adulto passe em média cinco horas diárias a olhar para o ecrã do telemóvel – ou seja, deste tempo exclui-se todas as horas que passa no trabalho em frente ao computador.

Faça por reduzir este tempo. Leia um jornal de manhã em vez de começar o dia com café acompanhado por scroll nas redes sociais. Evite as horas de Netflix todas as noites antes de dormir e obrigue-se a pausas de dois minutos a cada 20 minutos em frente a um ecrã.

A par disso, certos cuidados a incluir na sua rotina diária farão toda a diferença como o uso de óculos de sol sempre que passar um longo período no exterior, evite os fumos e mantenha os olhos hidratados, se necessário, com soro fisiológico ou gotas oftálmicas.

Quanto à alimentação, há alimentos a recorrer para uma visão mais saudável e protegida. Frutas e vegetais são essenciais pela quantidade de vitaminas A e C, fitonutrientes, luteína e zeaxantina. Também as verduras como espinafres, bróculos ou couves de bruxelas são benéficos, assim como o são as gorduras boas, que encontra no azeite, óleo de coco, abacate e nozes, por exemplo.

Por fim, mexa-se: além de o obrigar a afastar-se dos ecrãs, tem benefícios para todo o corpo – e isso inclui a própria visão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas