Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Música que toca nos restaurantes influencia aquilo que come (o quê!?)

Vai um cheeseburguer ou uma salada? Pois é, talvez a escolha não seja sua…

Música que toca nos restaurantes influencia aquilo que come (o quê!?)
Notícias ao Minuto

20:00 - 25/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Forças invisíveis

O volume sonoro da música que toca nos restaurantes tem um efeito sistémico no tipo de comida que pede, sugere uma nova pesquisa.

Se se vir a optar por um cheeseburguer e batatas fritas, ao invés de uma salada, o seu desejo natural por comida mais gordurosa poderá não ser o único culpado. De facto, a preferência por alimentos menos saudáveis em detrimento de comidas mais equilibradas pode estar a ser diretamente influenciada pela atmosfera do restaurante onde está a jantar.

O novo estudo publicado no periódico Springer, revelou recentemente que o volume da música poderá estar a afetar as escolhas dos clientes, já que impacta diretamente no ritmo cardíaco e nos níveis de excitação.

Como tal, música mais suave terá um efeito calmante e fará com que opte por pratos mais saudáveis, enquanto que ambientes mais barulhentos aumentam os índices de estimulação e de stress, incitando os clientes a escolherem comida menos saudável.

“Os restaurantes e os supermercados podem utilizar a música ambiente estrategicamente de modo a influenciarem o comportamento dos consumidores”, explicou o autor do estudo, o professor doutorado Dipayan Biswas, da Universidade de South Florida, nos Estados Unidos.

“A atmosfera dos espaços comerciais é cada vez mais um ponto estratégico chave”, acrescentou.

Como parte da pesquisa, Biswas conduziu uma experiência num café em Estocolmo, na Suécia, onde vários géneros de música foram tocados separadamente a 55Db e a 70Db.

Analisando o comportamento dos clientes durante vários dias e horas, os dados revelaram que mais de 20% dos indivíduos tinha optado por alimentos pouco saudáveis quando expostos ao som de música alta, comparativamente aqueles que fizeram o seu pedido num ambiente mais sossegado.

Este estudo vem após uma outra experiência realizada num restaurante da McDonald’s, na área metropolitana de Shepherd’s Bush, em Londres. O restaurante era conhecido pelos clientes desordeiros que o frequentavam habitualmente, e viu o ambiente anti social caraterístico daquele espaço mudar quando optaram por tocar música clássica.

Então, já sabe onde vai jantar? Se calhar leve uns auriculares e ponha a sua música a tocar!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório