Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Reduza o consumo de laticínios assim...

Além das muitas opções sem lactose, são diversos os alimentos que contam com os nutrientes anteriormente consumidos através dos lacticínios.

Reduza o consumo de laticínios assim...
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Lactose

Os lacticínios garantem certos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas há formas de os garantir através de outras alternativas, sem que tenha de recorrer a suplementos.

Seja por dieta (quem nunca sentiu dificuldades em emagrecer por não conseguir deixar de comer queijo?), para confirmar se é alérgico aos lacticínios ou intolerante a lactose – algo bastante frequente – ou por qualquer outro motivo, é comum a opção de se cortar nos lacticínios.

O problema por vezes surgem ao deparar-se na quantidade de alimentos que normalmente come durante o dia e que contam com lactose. Ao site Health, a nutricionista Cynthia Sass aponta cinco dicas para que se elimine os lacticínios da alimentação de forma nada complicada.

Esteja atento a produtos com lacticínios ‘escondidos’: não só no queijo, iogurte e manteiga se encontram lacticínios. Barras energéticas, cereais, bolachas, sopa ou mesmo molho de salada também o pode conter. Faça por manter o hábito de verificar sempre os componentes presentes nos produtos que compra.

Opte por alimentos (sem lacticínios) ricos em cálcio: Comece por explorar as possíveis opções e aposte nas mesmas para evitar a deficiência deste componente essencial. Em duas sardinhas enlatadas, por exemplo, garante 15% da dose diária recomendada de cálcio. Sementes de sésamo, aveia ou brócolos são outras boas fontes de cálcio

Compense a proteína em falta: Além do cálcio, também a proteína é conseguida através de lacticínios. Se deixou de os comer, garanta que não diminui o consumo ideal de proteína diário

Experimente opções sem lactose: Consegue a proteína através muitos outros alimentos, e também o cálcio é conseguido por outras fontes, como já se referiu. Mas se costumava ‘pingar’ o café com leite ou preparar papas de aveia com esta bebida, experimente alternativas diretas como leite sem lactose, sejam de origem animal ou vegetal, ou mesmo queijo ou iogurtes indicados a intolerantes a lactose.

Ouça o seu corpo: Esta dica serve para inúmeras situações, em geral, sempre que expõe o corpo a mudanças deve estar atento à forma como o organismo responde. Se se sente com fome, tente perceber se é falta de algum nutriente ou apenas ‘saudade’ da sandes com queijo que costumava comer a meio da manhã, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório