Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Em Roda-Viva' pela Esclerose Múltipla

Movimento desafia portugueses a dar as mãos. Pelas pessoas com esclerose múltipla. Pelos cuidadores. O Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se a 30 de maio.

'Em Roda-Viva' pela Esclerose Múltipla
Notícias ao Minuto

16:00 - 14/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Dê as mãos e faça uma roda. Uma roda de vida. Este é o desafio que a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) lança a todas as pessoas, no dia 30 de maio, data em que se assinala o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Esta iniciativa tem como objetivo lembrar as pessoas diagnosticadas com esta doença, mas também toda a rede de apoio que se mobiliza em torno de cada doente.

O conceito é simples. Por trás de cada pessoa diagnosticada com Esclerose Múltipla existe uma roda de pessoas, que passam também a relacionar-se com a doença. A família, os colegas de trabalho, vizinhos, amigos… todos passam a conhecer e a conviver com a doença.

Susana Protásio, da SPEM, sublinha que esta iniciativa pretende reforçar duas mensagens: “Por um lado sensibilizar para a vertigem que qualquer pessoa sente quando lhe é diagnosticada Esclerose Múltipla, uma roda-viva de emoções, decisões, dúvidas, pensamentos... Por outro, destacar a importância, em todo o processo de tratamento, da existência de uma rede de apoio, amizade, compreensão, uma verdadeira roda de vida. É nesta rede que se encontra o cuidador, alguém que tem um papel fundamental para que cada pessoa consiga enfrentar a doença". 

A primeira “EM Roda-Viva” já foi feita e contou com a presença de várias figuras públicas que se associaram a esta causa. (Visualizar vídeo aqui).

Agora, a SPEM convida todas as pessoas a participarem no movimento 'EM Roda-Viva' fazendo uma roda como esta. Podem fazê-lo, de forma simples, em qualquer lugar: na rua, em casa, no trabalho. O objetivo é que possam reunir-se em grupo, dar as mãos, fazer uma roda e tirar uma fotografia à sua “Roda de Vida”. A imagem deve depois ser partilhada nas redes sociais com a referência #EMRodaViva como forma de apoio a todos os doentes e cuidadores, que vivem diariamente com esta doença.

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade. Em Portugal estima-se que afete cerca de 8 mil pessoas, na sua maioria mulheres.

O movimento 'Em Roda-Viva' é promovido pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), em parceria com a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM), Movimento Esclerose Múltipla do Médio Tejo (MEMMT) e conta com o apoio da Roche Farmacêutica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório