Pedro Bianchi Prata está de luto. O companheiro de Maria Botelho Moniz chora a morte de um colega de profissão e amigo há muitos anos: o piloto Jorge Brandão que perdeu a vida esta sexta-feira, 17 de outubro, após sofrer um acidente durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos.
Na sua página de Instagram, Bianchi Prata fez questão de o homenagear, relembrando o seu legado e deixando ainda palavras de apoio à família.
"Não há palavras para descrever o dia de hoje… Ainda estou em choque, ainda custa acreditar.
O meu amigo Jorge Brandão partiu hoje, vítima de um trágico acidente enquanto participava no Rali de Marrocos, numa prova de preparação para o Dakar.
Um piloto incrível, um verdadeiro apaixonado pelas motos e pela aventura — mas, acima de tudo, uma pessoa boa, genuína e com um coração enorme.
É difícil aceitar… No desporto, como na vida, tudo pode mudar num segundo. É nestes momentos que percebemos o quão frágeis somos e o quanto devemos valorizar cada dia, cada abraço, cada momento com quem gostamos", começa por escrever o desportista.
"Vai deixar um vazio enorme e muitas saudades. Deixo um abraço sentido à família, à mulher e às filhas. Tenho a certeza de que, onde quer que esteja, o Jorge vai continuar a olhar por todos nós — com aquele sorriso tranquilo e a paixão de sempre.
Lá no céu, vai continuar a fazer o que mais amava: andar de moto e viver novas aventuras", escreveu, por fim, Pedro Bianchi Prata.
A sofrer com esta dura perda, o piloto refugiou-se na família. Ao fim do dia, Pedro partilhou um vídeo do pequeno Vicente em casa e escreveu na legenda da publicação:
"Depois de um dia tão pesado, foi estar com o Vicente que me fez sorrir", revelou.
O que aconteceu ao piloto português Jorge Brandão?
Durante a quinta etapa do Rali de Marrocos, o piloto da Old Friends Rally Team, de 46 anos, chocou contra uma duna a dois quilómetros da meta. Brandão ainda foi transportado para o hospital mas não resistiu aos ferimentos. O piloto estava a preparar-se para competir sozinho pela primeira vez no Rali Dakar.
Marcelo Rebelo de Sousa emitiu uma nota de pesar por esta precoce morte.
"O Presidente da República lamenta a morte trágica do piloto motociclista Jorge Brandão, ocorrida durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos, em Erfoud. À família, amigos e a toda a equipa 'Old Friends Rally', o Presidente da República apresenta as suas mais sentidas condolências", refere o comunicado assinado por Marcelo Rebelo de Sousa.