Depois de ter partilhado com os seguidores nas redes sociais algumas imagens do momento em que visitou a ala oncológica do Hospital Garcia de Orta, Rebeca fez uma nova partilha sobre este momento único.
A artista esteve a cantar para os pacientes, além de ter falado com vários dos doentes, e há um vídeo com esses momentos.
"Ainda sobre este 'Outubro Rosa' e a minha visita à oncologia do Hospital Garcia de Orta. Envolvi-me de amor e de força para transmitir a todos os lutadores que, neste momento, estão a passar pelo que já passei. A dor existe, mas pode ser amenizada. Sempre. E a dor e o mal curam-se com amor. Não posso deixar de agradecer e dar os parabéns à equipa de profissionais do hospital. São incansáveis e uns verdadeiros heróis. Obrigada", escreveu na legenda do vídeo que pode ver abaixo.
De lembrar que na primeira publicação que fez nas redes sociais sobre a sua visita à ala oncológica do Hospital Garcia de Orta, Rebeca confessou que viveu uma "sensação agridoce".
"Por um lado, enche-me de força para a transmitir a todos os doentes que, neste momento, estão a passar exatamente pelo processo (sim, é um processo) pelo qual eu passei. Por outro, voltei a reviver, na minha memória, tempos que foram muito difíceis. Que tive de ultrapassar. Momentos dramáticos, não vou mentir", desabafou.
Rebeca, recorde-se, foi diagnosticada com cancro da tiroide em 2010. Menos de dez anos depois, a cantora voltou a viver a batalha da doença, dessa vez recebeu a notícia do cancro da mama.
Em setembro de 2022, a cantora lembrou também no Instagram o dia em que "a sua vida mudou em segundos". "Quando a minha mão direita tocou sem querer na mama esquerda e senti um caroço duro, percebi logo de imediato que não era coisa boa. No dia seguinte, o meu médico confirmou que estava muito doente com um cancro muito agressivo na mama e que teria de ser operada com urgência", escreveu na altura.
"Hoje ainda cá estou para contar a história ao contrário de muitas colegas, que já cá não estão. [...] Tenho um sentimento agridoce, triste por vir as lembranças do sofrimento que eu e a minha família passámos e feliz por ainda estar viva", pode ainda ler-se na publicação feita na época.
De destacar também que 'Outubro Rosa' é um movimento que nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90, e continua a ser uma causa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para apoiar todos os casos de cancro da mama.
Apesar de ser um tipo de cancro mais comum entre as mulheres, cerca de 1 em cada 100 casos deste tipo de doença desenvolve-se nos homens. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de nove mil novos casos de cancro da mama e mais de dois mil mulheres morrem com esta doença.