Procurar

'Outubro Rosa': A luta contra o cancro da mama não é só das mulheres

Apesar de o cancro da mama ser o mais comum entre as mulheres, cerca de 1 em cada 100 casos deste tipo de cancro desenvolvem-se nos homens. A Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala este mês o cancro da mama com três datas que sublinham a importância da prevenção.

'Outubro Rosa': A luta contra o cancro da mama não é só das mulheres

© Shutterstock

Inês Morais Monteiro
13/10/2025 09:05 ‧ há 4 horas por Inês Morais Monteiro

'Outubro Rosa' é o movimento que, originalmente nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 e que, atualmente, continua a ser uma causa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para apoiar todos os casos de cancro da mama.

 

Este é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde, atualmente, à primeira causa de morte por cancro, na mulher, de acordo com os dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 9 mil novos casos de cancro da mama e mais de 2 mil mulheres morrem com esta doença.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade nesta luta, a cor rosa foi a escolhida para simbolizar o apoio às mulheres. Ainda assim, o 'Outubro Rosa' também contempla os homens, não só os que dão apoio, como também os que sofrem com a doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se nos homens, indicam os dados da Liga.

As abordagens e explicações gerais sobre este tipo de cancro são aplicadas aos homens com cancro da mama de igual forma.

Este problema de saúde explica-se pelo momento em que "os gânglios linfáticos prendem e retêm bactérias, células cancerígenas, ou outras substâncias malignas, que se podem encontrar no sistema linfático". Quando as células de cancro da mama entram no sistema linfático, "podem ser encontradas nos gânglios linfáticos próximo da mama".

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento 'Vencer e Viver', promove a iniciativa 'Outubro Rosa' com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Datas que marcam o 'mês rosa':
​​
13 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático 
15 de outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day)
30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Leia Também: Algumas mulheres desconhecem a possibilidade de o cancro da mama voltar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10