A morte do cantor americano de R&B, D'Angelo, deixou o mundo da música em choque por ser uma partida tão repentina e numa idade tão precoce - o músico tinha 51 anos e não resistiu à luta contra o cancro do pâncreas.
Por cá, Guillaume Lalung prestou ums homenagem ao artista que tanto admirava, referindo também o marco que este deixou na sua vida pelo seu talento.
"D’Angelo. Michael Eugene Archer, o meu artista favorito.
O meu cantor, compositor e produtor favorito. O meu professor de música. Descanse em paz.
Ele ensinou-me a ouvir música, não apenas ouvi-la. A sentir cada nota, cada silêncio, cada emoção. Cada nuance, cada vibração. Ele despertou em mim este gosto profundo por harmonias, breakbeats, soul e neo-soul", começou por referir o empresário.
"A tua música ajudou-me a superar as minhas dificuldades, a manter-me firme nos meus momentos mais difíceis. Eu ouço-te quase todos os dias, e até ensino os meus filhos através da tua música. A tua música impulsionou-me a superar-me, ela mudou-me para sempre.
Descanse em paz, lenda", referiu, por fim, o companheiro de Rita Pereira.
As homenagens ao artista
Beyoncé também fez questão de prestar uma homenagem ao artista. Através do seu site, a cantora escreveu a seguinte mensagem:
"Descansa em paz, Michael Eugene Archer, conhecido no mundo da música como o inimitável D'Angelo. Agradecemos a sua bela música, a sua voz, a sua competência ao piano, a sua arte.
Foste o pioneiro do neo-soul, e isso mudou e transformou o rhythm&blues para sempre. Nunca te esqueceremos", concluiu Beyoncé.
Kelly Rowland, que fez parte da banda Destiny’s Child, escreveu também um texto de homenagem na sua página na rede social X.
"Esta [notícia] dói, PROFUNDAMENTE! O jeito com que este homem se dedicou à música! As histórias que ouvi sobre o seu processo brilhante... estou sem palavras...", referiu.
This one hurts, DEEP! The way this man, poured himself in the music! The stories I’ve heard of his brilliant process…….im just speechless……
— KELENDRIA ROWLAND (@KELLYROWLAND) October 14, 2025
He TRULY IS 1 of 1. Simply gutted by this loss!
May God Bless D’Angelo’s family and loved Ones.
We lost a GIANT.️ pic.twitter.com/pyo1c5XI0V
Quem era D'Angelo?
Michael Eugene Archer nasceu a 11 de fevereiro de 1974, na cidade de Richmond, no estado da Virgínia, Estados Unidos da América. O seu primeiro trabalho, 'Brown Sugar', em 1995, tornou-se num enorme sucesso.
Ganhou 4 Grammys, incluindo o de Melhor Álbum de R&B por 'Voodoo', em 2001, e por 'Black Messiah', em 2016. Também conquistou o Grammy de Melhor Canção de R&B 'Really Love', em 2016 e 'Melhor Performance Vocal Masculina' por 'Untitled (How Does It Feel)'.