Procurar

"Nos últimos anos a vida puxou-me o tapete [...] Umas quantas vezes"

A atriz Júlia Belard não deixou passar em branco o Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala esta sexta-feira, 10 de outubro, e falou nas redes sociais sobre a luta que trava com a ansiedade.

"Nos últimos anos a vida puxou-me o tapete [...] Umas quantas vezes"

© Instagram

Notícias ao Minuto
10/10/2025 22:08 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Fama

Júlia Belard

Assinala-se esta sexta-feira, 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental. A atriz Júlia Belard não deixou passar em branco esta data por ser um assunto que lhe diz muito já que sofre de ansiedade.

 

Na sua página de Instagram, a artista partilhou um vídeo onde demonstra os pensamentos menos positivos que esta condição lhe traz. "Tenho medo"; "Estou a enlouquecer"; "Estás sozinha" e ainda: "És incapaz", é possível ver no vídeo. 

Na legenda da partilha, Júlia explica o peso que a ansiedade tem na sua vida e deixa uma mensagem de esperança a quem passa pelo mesmo.

"Nos últimos anos a vida puxou-me o tapete (como se diz em bom português), uma… e outra, e outra vez! Umas quantas vezes seguidas. E assim, passei a estar numa relação próxima com esta querida amiga, a ansiedade. 

Achava que sabia o que era estar ansiosa ou ter ansiedade, mas este foi todo um outro campeonato… é impressionante o quanto nos pode condicionar, meter um monte de macacos na cabeça, invadir com pensamentos e ideias erradas… e muito além disso.

Mas sobretudo, pode fazer-nos sentir muito sozinhos… completamente sozinhos, incompreendidos. Como se ninguém imaginasse o que estamos a sofrer e a sentir. Pode fazer-nos ainda achar que somos um peso para a nossa família, para os nossos amigos… pode proporcionar-nos muitos momentos, horas e dias desagradáveis e bastante desconfortáveis", começa por explicar a atriz.

"Mas há uma certeza no meio de tudo isto, não estás sozinho. Não estamos sozinhos. E só saber isso, já nos traz algum reconforto. Não somos assim tão diferentes, nem tão esquisitos. Só precisamos de nos voltar a conectar, mas uns com os outros.

De nos sentirmos amados, ouvidos…e de termos alguém com quem partilhar a nossa vulnerabilidade. Não fosse afinal a mais bela de todas as qualidades do homem, a sua fragilidade.

Neste vídeo, escolho ter a ajuda e as preciosas mãos do meu filho mais velho para que ele testemunhe e faça parte deste retrato de vida real e, para que se também ele dia precise, saiba que não está só e que há sempre caminho para andar.

Hoje, neste dia Mundial da Saúde Mental, só quero que saibas que não sou tão diferente de ti", conclui a artista.

Ansiedade: O corpo dá sinais e lança os primeiros pedidos de ajuda

Ansiedade: O corpo dá sinais e lança os primeiros pedidos de ajuda

A ansiedade não representa apenas uma condição psicológica. A especialista Cátia Silva sublinha a necessidade de sabermos ouvir o nosso corpo e estarmos atentos a todos os sinais. A psicóloga inúmera alguns hábitos diários que devemos começar a ter, independentemente de estarmos ou não a passar por momentos difíceis.

Inês Monteiro | 17:43 - 10/10/2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10