Procurar

Matthew McConaughey encarna herói real que salvou crianças do fogo

O ator Matthew McConaughey está de volta ao cinema, seis anos depois, para encarnar o herói da vida real Kevin McKay, que em 2018 salvou 22 crianças do fogo mais mortífero da história da Califórnia. 

Matthew McConaughey encarna herói real que salvou crianças do fogo

© David Parry/PA Images via Getty Images

Lusa
03/10/2025 08:47 ‧ há 14 horas por Lusa

Fama

Matthew McConaughey

O ator Matthew McConaughey está de volta ao cinema, seis anos depois, para encarnar o herói da vida real Kevin McKay, que em 2018 salvou 22 crianças do fogo mais mortífero da história da Califórnia. 

 

O filme 'O Autocarro Perdido' ('The Lost Bus'), que se estreia hoje na Apple TV+, foi inspirado na história de McKay e das professoras Mary Ludwig e Abbie Davis, que conseguiram retirar os alunos da escola primária Ponderosa, na cidade de Paradise, durante o Camp Fire, onde morreram 85 pessoas. 

"Gosto destas histórias sobre pessoas que são um pouco marginalizadas e conseguem fazer algo heróico e algo altruísta para ajudar outros a sobreviver", disse Matthew McConaughey numa conferência de imprensa sobre o novo filme, em que a Lusa participou. 

"Não interessa o planeamento ou o protocolo que a humanidade possa ter, com desastres naturais é uma batalha desigual, vamos ser vencidos", afirmou o ator, falando da lição que tirou desta história verídica. "Este filme traz ao de cima, de formas diretas e indiretas, como a humanidade tem de pensar a sua relação com a Mãe Natureza nesta coexistência". 

America Ferrera, que interpreta Mary Ludwig, traçou um paralelo com os recentes fogos em Los Angeles. "É um lembrete de que, quando enfrentamos este tipo de desastres, tudo o que nos resta são as pessoas", afirmou. "O fogo não quer saber em que votou. O fogo não quer saber o que você pensa sobre alterações climáticas". 

Realizado por Paul Greengrass, mais conhecido pelos filmes 'Identidade Desconhecida' e 'Supremacia Bourne', o novo 'thriller' teve o apoio de Kevin e Mary, que estiveram presentes nas filmagens e ajudaram os atores a perceber aquilo por que passaram. 

"Tanto um como o outro fizeram a escolha de cuidar das crianças que estavam à sua frente em vez de irem a correr para os seus próprios filhos", notou America Ferrera. A atriz falou do heroísmo e inteligência emocional que tiveram num momento de tragédia e perigo. 

"A Mary disse-me que viu como seu dever e responsabilidade manter estas crianças vivas, mas também estava a tentar mitigar o trauma e os danos emocionais", explicou America Ferrera. "Reprimia o seu próprio medo e necessidades para cantar, fazer jogos e distrair as crianças, para as fazer sentir que estavam seguras". 

A professora rasgou a camisa do condutor em trapos, que encharcou com água, para ajudar as crianças a respirar durante a fuga pelo meio do fogo, que demorou cinco horas. 

Uma vez que grande parte do filme retrata cenas com fogo ativo, os atores lidaram com canos de gás e pirotecnia, algo que Matthew McConaughey achou inicialmente que podia levar a incidentes. 

"Apesar de ser com canos de gás, ainda assim é fogo, é quente e queima", salientou. "O caos tinha ordem, mas mesmo assim foi perigoso. Se o momento estivesse descoordenado numa cena, poderia ter havido ferimentos". 

Dar corpo a Kevin McKay marcou o regresso do ator a Hollywood, seis anos depois do último papel que teve, em 'The Gentlemen', do realizador Guy Ritchie. McConaughey disse que voltar depois do hiato permitiu-lhe lembrar-se do seu amor pela representação. 

Além disso, 'O Autocarro Perdido' ('The Lost Bus') deu-lhe a oportunidade de contracenar com o filho Levi Alves McConaughey, uma escolha que Paul Greengrass fez antes de saber da relação parental, e com a sua mãe, Mary McCabe. 

"É algo que nunca pensei que ia acontecer na minha vida, e sinto-me honrado por ser uma ponte entre essas duas gerações e contracenar com eles". 

'O Autocarro Perdido' ('The Lost Bus') tem ainda no elenco Yul Vazquez, Ashlie Atkinson e Spencer Watson. Jamie Lee Curtis, Jason Blum e Gregory Goodman são os produtores executivos, com o argumento baseado no livro 'Paradise: One Town's Struggle to Survive an American Wildfire', de Lizzie Johnson.

Leia Também: Famoso psicanalista francês acusado de seis crimes de abuso sexual

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10