O príncipe Harry está na Ucrânia. O filho mais novo de Carlos III apareceu de surpresa na capital do país, Kyiv, esta sexta-feira, 12 de setembro.
Segundo o jornal The Guardian, que acompanhou a sua viagem de comboio durante a noite, Harry recebeu um convite do governo ucraniano.
O príncipe vai apoiar, através da sua fundação Invictus Games, os militares ucranianos feridos durante a guerra.
"Não podemos parar a guerra mas o que podemos fazer é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar no processo de recuperação", referiu Harry à publicação.
"Podemos continuar a humanizar as pessoas envolvidas nesta guerra e o que elas estão a passar. Temos que manter isso em mente. Espero que esta viagem ajude a fazer com que as pessoas entendam isso, porque é fácil ficar insensível ao que está a acontecer", referiu ainda o membro sénior da realeza.
Como chegou este convite?
Harry explicou ainda ao jornal como chegou o convite para ir à Ucrânia. O príncipe conheceu Olga Rudnieva, fundadora e CEO do Centro de Trauma Superhumans em Lviv, que está focado em tratar militares amputados, tendo Harry visitado o local em abril deste ano.
"Encontrei a Olga em Nova Iorque. Foi um encontro casual e perguntei-lhe o que poderia fazer para ajudar. Ela disse: 'O maior impacto que podes causar é vir a Kyiv'. Tive que perceber se havia algum problema com a minha mulher e o governo britânico para ter certeza de que estava tudo bem. Então veio o convite oficial", garantiu.
"Em Lviv, não vês muito da guerra. É muito a oeste. Esta é a primeira vez que veremos a verdadeira destruição da guerra", disse Harry falando desta segunda visita ao país.
Recorde-se que Harry esteve esta semana no Reino Unido a propósito de vários eventos dos Invictus Games onde teve a oportunidade de se reencontrar com o pai, Carlos III, após cerca de 20 meses sem estarem juntos.
"Ele está ótimo, obrigado", referiu o príncipe à revista People.
Harry vive desde 2020 nos Estados Unidos da América com a mulher, Meghan Markle, e com os os filhos de ambos, Archie, de sete anos, e Lilibet, de quatro.