O príncipe Harry comemorou o trabalho da competição de desportos adaptados Invictus Games durante a sua viagem ao Reino Unido, e depois de ter estado com o pai, o rei Carlos III, de 76 anos.
Na quarta-feira, dia 10 de setembro, o duque de Sussex encontrou-se com o pai, Carlos III, na Clarence House, e tomaram um chá à 'porta fechada'. Esta foi a primeira vez que estiveram juntos pessoalmente desde fevereiro de 2024.
De acordo com a People, Harry passou cerca de 55 minutos dentro da residência do monarca em Londres, a Clarence House, onde chegou por volta das 17h20 (hora local). Sendo que o encontro durou cerca de 30 minutos.
A revista relata que o príncipe esteve depois presente no evento da Invictus Games Foundation, que se tratou de uma receção especial, em Londres, a apoiadores e amigos da competição para veteranos e membros das forças armadas feridos ou doentes. Ao ser questionado por um repórter sobre como estava o pai, Harry respondeu: "Sim, ele está ótimo, obrigado."
Harry tem estado com a sua agenda preenchida durante esta viagem ao Reino Unido, mas deslocou-se para o país natal sozinho. A mulher, Meghan Markle, ficou na Califórnia - onde o casal vive atualmente - com os filhos de ambos, Archie, de sete anos, e Lilibet, de quatro.
O afastamento de Harry e da família real britânica
No passado mês de maio, o príncipe Harry tinha comentado o afastamento da família real britânica numa entrevista à BBC, tendo confessado na altura: "Adoraria uma reconciliação com a minha família, não há razão para continuarmos zangados. A vida é preciosa, não sei quanto tempo resta ao meu pai, ele não me fala por causa desta questão da segurança."
"Tem havido tantos desentendimentos, diferenças entre mim e algumas pessoas da minha família", acrescentou, reconhecendo também que seria difícil ser perdoado pelas coisas que fez no passado.
No início de 2020, recorde-se, Harry e Meghan anunciaram oficialmente o afastamento da realeza, deixando de fazer parte do núcleo sénior. Nessa altura, o casal foi viver para o Canadá e, entretanto, mudou-se para a Califórnia, EUA.
Em março de 2021, Meghan e Harry estiveram no centro das atenções após terem sido entrevistados por Oprah Winfrey. Uma conversa em que Meghan, entre outras revelações, conta que um outro membro da realeza chegou a questionar o quão escura seria a cor da pele do filho mais velho, Archie.
Mas não fica por aqui. Harry lançou depois uma biografia com pormenores dos 'bastidores' da família real britânica, o que não foi igualmente bem recebido pela realeza. E o afastamento de Harry da restante família foi notório.
Leia Também: Harry vai voltar a Inglaterra no aniversário da morte da rainha Isabel II