Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"A Marie Kondo nunca falou de perfeição. Ela adaptou a casa à nova vida"

Estivemos à conversa com Rafaela Garcez, organizadora profissional que se formou com a conhecida consultora japonesa.

"A Marie Kondo nunca falou de perfeição. Ela adaptou a casa à nova vida"
Notícias ao Minuto

11:58 - 01/02/23 por Mariline Direito Rodrigues

Lifestyle rafaela garcez

Marie Kondo deu que falar com as suas mais recentes confissões. "Até agora, era organizadora profissional, por isso, dei o melhor para manter a minha casa sempre organizada", disse a conhecida consultora de organização em entrevista ao Washington Post. "Desisti disso, mais ou menos", completou, dando conta de que a sua vida mudou, e muito, depois de ter sido mãe pela terceira vez no ano passado.

Nas redes sociais não faltaram pessoas a brincarem com o assunto, dizendo que até Marie Kondo se tinha rendido à desorganização e deixado de ser 'perfeita'.

Contudo, conforme assegurou Rafaela Garcez, organizadora profissional que fez uma formação com a celebridade japonesa em 2019, o método KonMari nunca foi sobre "perfeição", muito pelo contrário. 

"A Marie Kondo nunca falou de perfeição. Ela desistiu, simplesmente, de talvez ter as coisas como tinha e tornou-se mais flexível. É o que acontece com todos os meus clientes. Qualquer mudança que aconteça na nossa casa há sempre uma necessidade de adaptar e as casas, acima de tudo, servem para serem vividas, não são espaços imaculados. Essa ideia de ter uma casa organizada e uma casa perfeita não existe", assegura a autora do livro 'Arrume a Casa, Organize as Emoções'. 

Rafaela revela que quando se formou com Marie Kondo, aprendeu pouco sobre organização, mas muito sobre "empatia" e "respeito" pelo processo de cada pessoa. "É o respeito pelo seu timing, pelos seus objetos, pela sua casa", defende, notando que apesar de já não ser consultora do método KonMari, levou grandes ensinamentos para a sua carreira.

"É, basicamente, questionarmos o que nos traz felicidade na nossa casa. Quais os objetos que nos trazem alegria. A beleza do método é a sua simplicidade. Havia pessoas que nem sequer sabiam o que lhes trazia alegria na vida, quanto mais objetos. Essa pergunta levava a um grande questionamento interno", reflete. 

Rafaela garante que "perfeição não existe, muito menos casas perfeitas", apenas casas que precisam de ser organizadas de maneira a tornarem-se no espaço que o dono deseja. 

"É comum isto acontecer: começamos de manhã e achamos que num dia organizamos uma casa que nunca foi organizada. Temos de tomar decisões e isso nem sempre é fácil", reconhece.

Por onde então se deve começar para organizar a casa?

O primeiro passo, sublinha a entrevistada, "será sempre fazer um questionamento daquilo que usamos e não usamos, libertando tudo o que não é essencial".

"Uma casa organizada não precisa de ter etiquetas, caixinhas e organizadores por todo o lado, mas o essencial, que são as coisas que nos fazem felizes", explica, realçando que é sempre necessário uma "manutenção" dos espaços.

"Essa organização deve ser repensada de tempos a tempos, porque estamos sempre a mudar. A nossa vida está sempre a mudar e a organização deve acompanhar as nossas mudanças. É uma questão de adaptar e é isso que está a acontecer com a Marie Kondo neste momento. Ela adaptou a casa à nova vida e deixou de ser tão exigente", assegura.

Rafaela dá ainda uma outra dica valiosa para quem quer organizar o seu lar: "Começar pelo porquê. O que a organização da casa nos vai trazer. Uma das maiores dificuldades que eu vejo nas pessoas é o começar e depois desistirem a meio. E quando desistimos a meio num processo de organização, a casa fica muito desorganizada, pior do que já estava". 

"Precisamos de dedicar tempo e energia. Quanto tempo disponível tenho para organizar a minha casa? Quais as minhas motivações? Um dia a dia mais leve? Manutenção mais fácil? Chegada de um novo bebé? Perceber o nosso porquê por trás da organização", completa.

Leia Também: "Desisti. A minha casa está desarrumada", confessa Marie Kondo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório