Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Braçadeira no Mundial. Mensagem de Rodrigo Guedes de Carvalho já é viral

"E por isso venho apenas lembrar que esta braçadeira não é uma bomba ou um míssil que possa assustar regimes", afirmou o jornalista da SIC.

Braçadeira no Mundial. Mensagem de Rodrigo Guedes de Carvalho já é viral
Notícias ao Minuto

15:37 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Fama Rodrigo Guedes de Carvalho

Rodrigo Guedes de Carvalho deixou uma mensagem no final do 'Jornal da Noite' que se tornou viral nas redes sociais. O jornalista da SIC comenta a polémica que se instalou à volta do uso das braçadeiras coloridas no Mundial do Qatar, como apoio à comunidade LGBTQ+, a qual tem sido proibida pelas autoridades.

"A fechar permitam-me uma palavra sobre esta braçadeira que está a dar que falar no Mundial de futebol. Não vou sequer abordar a questão colocando o foco na FIFA mais as suas proibições, os raspanetes, os castigos a jogadores que ousem mostrar uma mensagem que diz '1 amor'. 

Agora o garrote chegou à liberdade de imprensa. Pelo menos um jornalista foi abordado pelas autoridades quanto estava a efetuar um direto para o seu canal e foi forçado a retirar a braçadeira. 

Isto é significativo e é grave, porque convém de vez em quando relembrar que o jornalismo, que não pode ou não deve exibir preferências políticas, ideológicas, clubísticas, religiosas, pode e deve ser feito com os valores da vigilância e da defesa do bem comum. 

Por isso o jornalismo sério denuncia atrocidade, investiga corrupções, revela bastidores sórdidos que roubam, humilham e vitimam a população geral. 

O jornalismo tem pois uma causa: a da humanidade. E por isso venho apenas lembrar que esta braçadeira não é uma bomba ou um míssil que possa assustar regimes. Trata-se de lembrar apenas que cada ser humano tem o direito de se apaixonar por quem quiser, e em relações adultas e consensuais têm o direito a relações sexuais e emocionais com quem quiser. Cada ser humano tem o direito de amar quem quiser. 

Sem esta noção básica de tolerância o caminho para outros perigos à liberdade fica aberto e a história já nos deu muitas lições", afirma. 

Leia Também: Ministra francesa insta seleção a contornar proibição da braçadeira

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório