Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Marília Mendonça. A 'rainha da sofrência' morreu há 1 ano

A cantora brasileira continua a ser ouvida por milhares de pessoas todos os dias, em todo o mundo.

Marília Mendonça. A 'rainha da sofrência' morreu há 1 ano

Hoje, 5 de novembro, é dia de luto para muitos brasileiros - e não só. A cantora Marília Mendonça tinha 26 anos quando morreu, há precisamente um ano, num trágico acidente de aviação. Apesar da tenra idade, garantiu que será lembrada durante muito (e muito) tempo.

Nascida a 22 de julho de 1995, Marília assumiu-se cedo como uma das artistas mais promissoras do Brasil. Dona de uma voz potente e, ao mesmo tempo, suave, a cantora foi uma das responsáveis por aumentar o número de fãs do estilo musical sertanejo fora do seu país de origem, com Portugal a ser apenas um dos exemplos.

Em 2019, Marília lançava 'Todos os Cantos', um DVD que compila espetáculos que deu em várias cidades do Brasil. Este é, possivelmente, o projeto musical de maior dimensão da artista, que continua a ser visto e revisto por muitas pessoas no Youtube e ouvido vezes sem conta em plataformas como o Spotify.

Foi no auge da sua carreira, em 2021, que Marília Mendonça morreu. Num mês de novembro com muitos espetáculos marcados - inclusive em Portugal - a artista cantava de noite e viajava de dia, tendo sido numa dessas deslocações que perdeu a vida.

A caminho de Caratinga, em Minas Gerais, a avioneta em que circulava embateu no cabo de uma torre de distribuição de energia e despenhou-se. A cantora perdeu a vida no local, bem como o tio, Abicelí Silveira Dias Filho, o produtor musical, Henrique Ribeiro, o piloto Geraldo Medeiros Júnior e o copiloto Tarciso Pessoa Viana, que também seguiam viagem.

A inesperada morte deixou o Brasil de luto e motivou reações de todos os setores. Das artes ao desporto, passando pela política, muitas foram as personalidades que destacaram o talento de Marília. As cerimónias fúnebres, acompanhadas em direto por milhares de brasileiros pela televisão, contaram com a presença de outros milhares numa emocionante despedida.

Notícias ao Minuto Millhares de fãs choram a morte de Marília Mendonça no funeral da cantora© Getty Images

Embora muitos fãs tenham chorado durante dias, a família foi quem mais sentiu esta morte. A artista deixou um filho, de apenas um ano, a quem durante algum tempo foi dito que a mãe estaria "a viajar".

Prova da dimensão de Marília Mendonça são não só os milhões de visualizações que têm as suas músicas nas plataformas digitais mas, também, um recorde que ainda não foi batido. Durante a pandemia de Covid-19, a artista deu vários concertos em direto no Youtube de forma gratuita, e um deles é, ainda hoje, o que conseguiu o maior número de espectadores em simultâneo: ao todo foram mais de 3 milhões e 300 mil em todo o mundo.

Pelo caminho ficaram projetos, parcerias e duetos que nunca chegaram a acontecer, mas é inegável que Marília integra uma lista de poucas pessoas que, aos 26 anos, conseguiram que o seu legado permaneça vivo durante muitos e longos anos, como não há dúvida de que será o caso.

Leia Também: Mãe de Marília Mendonça alerta para burlas feitas com nome da filha

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório