Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Após anos a sofrer de endometriose, Raquel Prates fará remoção do útero

"Vou fazer uma histerectomia total", revela a modelo.

Após anos a sofrer de endometriose, Raquel Prates fará remoção do útero
Notícias ao Minuto

15:41 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Fama Raquel Prates

Raquel Prates foi uma das primeiras celebridades portuguesas a tornar pública a sua luta contra a endometriose, doença que a impediu de concretizar o desejo de engravidar. 

Aos 46 anos, depois de ter assumido publicamente que já não poderá engravidar, a modelo decidiu revelar publicamente que vai ser operada em breve fazer uma histerectomia total - remoção do útero.

"Eu sofro de endometriose e adenomiose, e vou fazer uma histerectomia total com excisão de todas as lesões provocadas pela doença, no próximo dia 17 de fevereiro", conta, explicando que decidiu tornar pública a sua história para ajudar a associação MulherEndo a "informar todas as mulheres e promover a sensibilização da sociedade para a existência desta doença".
 
"Os atrasos e os vários diagnósticos incorretos acarretam lesões para as pacientes e para o SNS  [Serviço Nacional de Saúde]. É urgente que esta situação mude. É imperativo que haja um diagnóstico precoce para que as pacientes recebam o tratamento mais adequado atempadamente, evitando a progressão da doença e outras complicações mais graves", alerta. 

Raquel promete "'dar' o rosto" e mostrar o seu "percurso do antes, e depois da cirurgia" com todas as informações que considera essenciais.

"Tenho a consciência que é uma exposição enorme da minha intimidade. Este é um problema de saúde pública, não é apenas um problema de quem dele padece. Afecta 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. Agradeço, desde já, o vosso apoio e espero que respeitem esta decisão", termina.

Leia Também: Após anos de tratamentos, Raquel Prates revela: "Já não posso engravidar"

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório