Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Posso nunca mais sair à rua". Angelina Jolie chocada com carta de afegã

A atriz partilhou excertos de uma carta que recebeu de uma jovem do Afeganistão na qual são denunciados os abusos que têm sido perpetrados pelos talibã contra as mulheres.

"Posso nunca mais sair à rua". Angelina Jolie chocada com carta de afegã

Angelina Jolie fez um alerta nas redes sociais em relação às atrocidades que estão a ser cometidas no Afeganistão contra as mulheres.

No sábado, 5 de fevereiro, a atriz, de 46 anos, partilhou uma carta pessoal que recebeu de uma jovem afegã a dar conta desta realidade. 

"Uma jovem do Afeganistão enviou-me esta carta. Estou a proteger a sua identidade, mas ainda não conseguiu voltar à escola desde que os talibã subiram ao poder", nota a atriz. 

A estrela notou que as mulheres afegãs estão a ser "presas simplesmente por participarem em protestos pacíficos". 

"Posso nunca mais poder sair à rua novamente, nem sequer falar [apenas] por ser rapariga", lê-se num outro excerto da carta "Sinto que as mulheres não têm direito a falar ou a levar a sua palavra adiante (...) Os direitos das mulheres estão-lhe a ser retirados e a elas não é permitido fazer nada no país", acrescenta.

"Há algumas semanas os talibã prenderam duas mulheres que levantaram a voz para exigir os direitos das mulheres e liberdade. Pensei, isto é o fim", completa.

"Por favor, acompanhem o que se está a passar no Afeganistão, onde jovens mulheres estão a ser retiradas das suas casas à noite com uma arma apontada à cabeça e a desaparecerem, e novas restrições estão a ser impostas à liberdade das mulheres e raparigas todos os dias. Por favor, ajudem a assegurar que não serão esquecidas", completou por fim a atriz.

Leia Também: Afeganistão. Universidades voltam a abrir em ambiente de tensão

Leia Também: Talibãs nomeiam pela 1.ª vez uma mulher para dirigir instituição pública

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório