"Sou o exemplo de que não são precisos cursos de letras para ser alguém"

Katia Aveiro partilhou um pouco da sua história de vida, realçando que mesmo não tendo concluído os estudos continua a ser um exemplo para os filhos.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
22/10/2020 06:45 ‧ 22/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Fama

Katia Aveiro

Katia Aveiro nunca concluiu os estudos. Este é um assunto acerca do qual a irmã de Cristiano Ronaldo não tem vergonha em falar, conforme se pode ver através de uma publicação que fez na sua conta de Instagram. 

A empresária conta que abordou esta questão depois do filho mais velho, Rodrigo (que se encontra na universidade) lhe ter perguntado se não lamentava não ter a escolaridade completa.

"Eram outros tempos filho, a minha cultura e educação na altura era que se não gostássemos de estudar tínhamos que trabalhar para ter o nosso sustento, então na minha cabeça fizesse eu o 4º ou 9º ano e entrasse na faculdade, o meu trabalho e destino seria o mesmo (hotelaria)", começa por dizer.

"Achei uma perda de tempo estudar quando o meu futuro já estava ali na minha frente (achava eu claro). (...) Com 20 anos emigrei para Inglaterra, trabalhava num hotel e fazia extras em casa de ingleses nas limpezas", relata, referindo que se sente orgulhosa desta fase da sua vida.

"Conheço o mundo, conheço costumes e não sou engenheira de canudo, mas sou o exemplo de que não são precisos cursos de letras para ser mais que alguém... Óbvio que apoio e quero que os meus filhos façam a faculdade (não tive essa oportunidade) mas o meu exemplo é útil para eles", nota.

Ver esta publicação no Instagram

Ontem meu filho mais velho que graças a Deus está na universidade e segue o seu caminho de maneira lúcida e a tentar construir um futuro que ele mesmo vai escolher,com formação académica que tb foi ele quem decidiu seguir,nunca o obriguei a tal sempre quis e quero o melhor para ele e para os irmãos e se implica fazer uma formação de algo,então que assim seja,cá estarei para o apoiar,e ele perguntou-me ... -mãe sentes-te arrependida de nunca teres concluído o ensino escolar e nunca sequer teres feito uma faculdade ... Respondi prontamente e sem qualquer mágoa... Eram outros tempos filho,a minha cultura e educação na altura era se não gostássemos de estudar tínhamos que trabalhar para ter o nosso sustento,então na minha cabeça fizesse eu o 4 ou 9 ano e entrasse na faculdade o meu trabalho e destino seria o mesmo (hotelaria ) achei uma perda de tempo estudar quando eu achava que o meu futuro já estava ali na minha frente ( achava eu claro)...a vida era assim...trabalhar para ajudar em casa e construir o nosso pé de meia e fazer cada um sua vida....e foi assim durante muito tempo ... comecei a ganhar o meu dinheirinho tinha eu eu 16 anos acabados de fazer... Com 20 anos emigrei para Inglaterra, trabalhava num hotel e fazia extras em casa de ingleses nas limpezas ... ( orgulhosamente falo sobre isso ) E nessa escola da vida,aprendi inglês,aprendi a servir num hotel para estrangeiros fazia serviço de mesas ,ajudava na cozinha ,cantava aos finais de semana,e pensei que esse era o meu caminho até ao final,mas eu sabia que mesmo nesse andar da vida eu teria que aprender algo,alguns anos depois a vida deu um reviravolta inesperada( o meu inglês foi essencial por exemplo para ajudar o meu irmão em Manchester ) e hoje orgulhosamente falo a vida ensina tanto.. Continua nos comentários.....

Uma publicação partilhada por Katia Aveiro (@katiaaveirooficial) a 21 de Out, 2020 às 2:16 PDT

"Persistência, humildade e vontade de aprender algo útil. Faculdade e estudos não definem um bom trabalho", completa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas