Ator da TVI decide fazer voluntariado: "Está a ser uma tragédia social"

Filipe Vargas juntou-se à Rede de Emergência Alimentar do Banco Alimentar.

Ator da TVI decide fazer voluntariado: "Está a ser uma tragédia social"

© Reprodução Instagram

Catarina Carvalho Ferreira
08/04/2020 16:16 ‧ 08/04/2020 por Catarina Carvalho Ferreira

Fama

Filipe Vargas

Após 20 dias de quarentena rigorosa, Filipe Vargas decidiu passar a sair de casa mas com uma missão nobre em vista. O ator da TVI oferecer-me para fazer voluntariado na Rede de Emergência Alimentar do Banco Alimentar.

"Fi-lo porque conheço o trabalho do Banco Alimentar e sabia que este projecto em tempos de pandemia necessita, não só de mais donativos, como de braços extra", conta o ator nas suas redes sociais. 

"Mas nestas duas semanas de voluntariado fui percebendo, dia após dia, que desconhecia tanto o alcance do Banco Alimentar como a gravidade da situação em que, infelizmente, cada vez mais pessoas se encontram", refere ainda.

"São dezenas, centenas, milhares de pedidos de ajuda a juntar aos mais de 90.000 apoios assegurados regularmente pelo Banco Alimentar", explica, revelando que ficou surpreendido ao perceber o número de pessoas que devido à pandemia do novo coronavírus estão a viver sérias dificuldades económicas. 

"Quando a Isabel Jonet me apresentou esta nova realidade, bastante pior do que poderia imaginar, percebi a verdadeira dimensão desta pandemia, que vai muito além dos infectados e do número de mortes: está a ser uma autêntica tragédia social que só agora começou. É exactamente nestas alturas de maior necessidade que o ser humano mostra o seu melhor (também mostra o seu pior, mas este post não é sobre isso) - este post é sobre todos os que levantam os braços para não deixar ninguém cair", escreve.

Depois de apresentada a situação, Filipe decidiu usar a sua imagem pública para pedir um contributo de todos os que estejam em condições de ajudar. "E neste esforço extra, todos podemos ajudar. Ajudar o Banco Alimentar nesta altura não só é vital, como é muito simples. Basta ir a www.alimenteestaideia.pt e fazer um donativo, como normalmente fazemos nas campanhas dos supermercados, mas on-line. É simples, rápido e absolutamente eficaz, porque todos os alimentos vão chegar de facto até quem precisa", completou.

Ver esta publicação no Instagram

Após uma quarentena rigorosa de 20 dias, como vivo sozinho e não tenho ninguém ninguém a meu cargo, resolvi oferecer-me para fazer voluntariado na Rede de Emergência Alimentar do Banco Alimentar. Fi-lo porque conheço o trabalho do Banco Alimentar e sabia que este projecto em tempos de pandemia necessita, não só de mais donativos, como de braços extra. Mas nestas duas semanas de voluntariado fui percebendo, dia após dia, que desconhecia tanto o alcance do Banco Alimentar como a gravidade da situação em que, infelizmente, cada vez mais pessoas se encontram. “Sou mãe e estou em casa com a minha filha pequena e a minha mãe. Fiquei sem trabalho.” “Somos uma família grande, estamos todos em casa e não consigo alimentar todos.” “Vivo sozinho e fui despedido, não tenho a quem recorrer.” Etc, etc, etc. Muitos mais etecéteras. São dezenas, centenas, milhares de pedidos de ajuda a juntar aos mais de 90.000 apoios assegurados regularmente pelo Banco Alimentar. Quando a Isabel Jonet me apresentou esta nova realidade, bastante pior do que poderia imaginar, percebi a verdadeira dimensão desta pandemia, que vai muito além dos infectados e do número de mortes: está a ser uma autêntica tragédia social que só agora começou. É exactamente nestas alturas de maior necessidade que o ser humano mostra o seu melhor (também mostra o seu pior, mas este post não é sobre isso) - este post é sobre todos os que levantam os braços para não deixar ninguém cair. E neste esforço extra, todos podemos ajudar. Ajudar o Banco Alimentar nesta altura não só é vital, como é muito simples. Basta ir a www.alimenteestaideia.pt e fazer um donativo, como normalmente fazemos nas campanhas dos supermercados, mas on-line. É simples, rápido e absolutamente eficaz, porque todos os alimentos vão chegar de facto até quem precisa. Termino esta mensagem com a minha homenagem a todos os funcionários e voluntários do Banco Alimentar que trabalham todos os dias para que todas as associações, organismos sociais, Juntas de Freguesia, etc, possam continuar a alimentar esta ideia. Bem hajam, protejam-se e ajudem. Em nome de todos, obrigado.

Uma publicação partilhada por Filipe Vargas (@filipevargas) a 8 de Abr, 2020 às 3:50 PDT

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas