Spam nas redes sociais aumentou 355% este ano

Nos primeiros seis meses deste ano, as mensagens com spam em redes sociais aumentaram 355%. De acordo com o estudo do Nexgate State of Social Media Spam Report, 5% das aplicações que existem nas redes sociais são consideradas spam e o Facebook é o site mais afectado.

O que acontece na Internet em 60 segundos

© Reuters

Notícias Ao Minuto
02/10/2013 10:00 ‧ 02/10/2013 por Notícias Ao Minuto

Fama

Malware

Entre Janeiro e Junho deste ano, as publicações com spam em redes sociais aumentaram 355%, o equivalente a uma em cada 200 publicações.

De acordo o estudo do Nexgate State of Social Media Spam Report, citado pelo Mashable, este aumento de publicações falsas deve-se à criação de técnicas usadas por spammers que aliciam os utilizadores a, por exemplo, conhecerem quem visitou o seu perfil.

Uma outra técnica revelada pelo estudo passa pela criação de contas falsas apenas com o propósito de colocar spam nos perfis de utilizadores. Ao todo, cinco em cada sete contas criadas são spam e 5% das aplicações existentes em redes sociais levam os utilizadores a conteúdos indesejados, como é o caso de pornografia.

O estudo analisou 60 milhões de mensagens em várias redes sociais, como o Twiiter, LinkedIn, Facebook ou Google +, e revela que é a plataforma de Mark Zuckerberg a mais afectada: em seis meses, mais de 1,1 milhões de utilizadores sofreram com publicações deste tipo.

Este tipo de mensagens falsas atinge também plataformas como o YouTube (que é a segunda rede social mais afectada).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas