Porque Portugal é assim e não um El Dorado? Peça de Markl responde

Estreou este fim de semana, em Lisboa, a peça de teatro 'LUSITÂNIA COMEDY CLUB - O PORQUÊ DA COISA', com o selo de qualidade do radialista da Comercial.

Nuno Markl

© Gonçalo Villaverde / Global Imagens

Mariline Direito Rodrigues
29/04/2018 13:04 ‧ 29/04/2018 por Mariline Direito Rodrigues

Fama

Teatro

Este sábado, dia 28, estreou em Lisboa, no Teatro Tivoli, a nova peça de teatro da autoria de Nuno Markl, juntamente com Francisco Martiniano Palma, Frederico Pombares (texto) e J.J. Galvão (música e letra). 'LUSITÂNIA COMEDY CLUB - O PORQUÊ DA COISA - Uma Reflexão Perfeitamente Inútil Sobre a Magnifica História de Portugal', promete arrancar gargalhadas ao público, enquanto reflete sobre os grandes acontecimentos que marcaram a história de Portugal.

Porque é que Portugal é assim, e não um El Dorado de riqueza e prosperidade? Terá o sentido de humor a ver com tudo isso? Onde é que tudo se estragou? As respostas para (quase) tudo estão no espetáculo de estreia do coletivo LUSITÂNIA COMEDY CLUB.

A peça conta a história de Tomé um jovem comediante desencantado com a maneira como, na atualidade, toda a gente se parece ofender com qualquer piada, inicia uma viagem no tempo conduzida pelo barman, Sebastião - que, mais do que um banal Sebastião, é, afinal, o maior Sebastião de todos: nada mais, nada menos do que El-Rei D. Sebastião, conservado no nevoeiro e capaz de o usar para viajar pelo tempo, graças a um gadget que construiu por alturas de Alcácer-Quibir.

O Fama ao Minuto esteve à conversa com um dos atores do elenco, Frederico Amaral, que se mostrou bastante entusiasmado com o novo desafio.

 Como foi trabalhar neste projeto?

É uma grande responsabilidade. É uma peça muito interessante sobre a história de Portugal, ou seja, o que o Pombares, o Markl e o Palma fizeram foi esmifrar um pouco a história de Portugal dando-lhe um toque cómico, interessante, muito satírico. Tem como base as pessoas se ofenderem com piadas facilmente. Isso acontece muito nas redes sociais e acho que isso foi transportado aqui para esta peça.

O @lusitaniacomedyclub - “O Porquê da Coisa” estreou no PORTO para mais de 1000 espectadores. Foi uma grande emoção! Dia 28 de Abril estamos no Teatro Tivoli em Lisboa para mais uma grande odisseia de veste, despe, veste, despe. As mais de 80 personagens esperam por vós! #lusitaniacomedyclub #oporquêdacoisa #tivoli @nunomarkl

Uma publicação partilhada por Frederico Amaral (@frederico_amaral_) a 16 de Abr, 2018 às 2:07 PDT

Qual foi para o Frederico o maior desafio?

A peça começa com um comediante que vem ao bar Viriato e as pessoas ofendem-se muito com as piadas que ele diz. O que é muito desafiante aqui, principalmente para mim e outros atores, é que eu faço 20 personagens. O interessante foi encontrar maneiras de ser e de estar em cada uma das personagens. Claro que são personagens conhecidas, históricas, mas fazemos um pouco à nossa visão. 

E a personagem mais marcante?

O Inquisidor, da Santa Inquisição Portuguesa. Ele é assim muito estranho, assustador, tenta espalhar o medo, mas acho que não consegue muito. É um desafio enorme que me está a dar muito prazer, até porque também é um musical.

D.João VI em “O Porquê da Coisa @lusitaniacomedyclub Dia 28 - TIVOLI BBVA - Esgotado Dia 29 - TIVOLI BBVA - Bilhetes à venda! #oporquêdacoisa #teatro #comedia #historiadeportugal @teatrotivolibbva

Uma publicação partilhada por Frederico Amaral (@frederico_amaral_) a 24 de Abr, 2018 às 2:11 PDT

O que diria às pessoas que ainda não viram a peça?

Primeiro lerem a sinopse para perceberem do que é que se trata. Depois quem conhece o Markl sabe que coisa boa há-de vir dele, com certeza. O texto é muito bem escrito. São piadas muito inteligentes. Esmifraram, mas de uma forma muito leve. Acho que as pessoas se vão identificar.

Notícias ao Minuto                                        © Reprodução

A peça tem a duração de 90 minutos e o preço dos bilhetes varia entre os 10 e os 22 euros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas