Três candidaturas à construção e exploração do novo terminal de cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa (APL) anunciou hoje que recebeu três candidaturas para a construção e exploração do novo terminal de cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia.

--

©

Lusa
20/08/2013 20:40 ‧ 20/08/2013 por Lusa

Economia

Lisboa

Fonte da APL disse à agência Lusa que apenas na quarta-feira ao final da manhã será possível saber o nome das empresas a concurso: “Não sabemos a quantas empresas correspondem estas propostas, porque elas podem ser apresentadas também em grupo. Sabemos que houve 13 empresas que levantaram os termos do concurso”, afirmou.

O concurso internacional foi lançado pelo Governo a 06 de junho. A adjudicação deverá ocorrer até ao final do ano.

O novo terminal – um edifício pequeno, simples, discreto e “amigo do ambiente”, nas palavras do arquiteto João Carrilho da Graça, autor do projeto – representa um investimento privado global de cerca de 22 milhões de euros.

Com cerca de 13 mil metros quadrados de área útil, o espaço vai permitir a entrada e saída de passageiros de vários navios em simultâneo, terá um restaurante na cobertura, uma cafetaria, uma pequena zona comercial para serviços como correios e farmácias e espaços verdes.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, a obra deve estar concluída entre junho e dezembro de 2015.

De acordo com a diretora de cruzeiros do Porto de Lisboa, Manuela Patrícia, a concessão do novo terminal será exclusiva durante os primeiros 15 anos no concelho de Lisboa. Entre os critérios para a adjudicação estão o cumprimento do tráfego mínimo de 550 mil passageiros por ano, o melhor valor da taxa de passageiros e o prazo da concessão.

O objetivo da APL é duplicar – a partir dos atuais 560 mil – o número de passageiros de cruzeiros na próxima década e mais do que triplicá-lo no espaço de tempo da concessão, entre 20 e 35 anos.

A APL estima que a capacidade máxima do futuro terminal de Santa Apolónia seja de 1,8 milhões de pessoas/ano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas