A informação online é cada vez mais importante para os consumidores que tencionam comprar um veículo, seja através de blogues, redes sociais ou fóruns. Porém, a opinião dos familiares e amigos continua a ser a mais importante no momento da compra.
“A importância da pesquisa online é uma tendência que se faz sentir transversalmente, pelo que o setor automóvel dificilmente fugiria à regra”, considera Pedro Ferreira, diretor automóvel do Cetelem, acrescentando: “a crescente oferta de informação sobre automóveis e a qualidade dessa informação em sites especializados, sejam estes de revistas, vendedores ou revendedores e das marcas, faz com que a sua relevância seja, cada vez mais, inegável”.
De acordo com um estudo do Observador Cetelem para o setor automóvel, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso, 45% dos consumidores nacionais admitem recorrer a avaliações de outros consumidores em fóruns, blogues e redes sociais, ao passo que 44% recorrem a sites, revistas e outros meios especializados antes de escolher uma marca de automóveis.
Porém, as conversas entre familiares e amigos é a fonte de informação mais utilizada, o que corresponde a 59% dos inquiridos portugueses.