O Ministério das Finanças prolongou, no final de quinta-feira, o prazo limite para a validação das faturas no Portal das Finanças devido a uma “afluência significativa” dos contribuintes. Se ainda não validou as suas despesas tem até ao final desta sexta-feira.
Em comunicado enviado às redações, o gabinete do ministro das Finanças, Mário Centeno, revela que na quinta-feira “foram registados, neste único dia, mais de 3.300.000 autenticações de contribuintes, ou seja, mais do triplo do numero médio de acessos diários”.
Porém, a tutela salienta que o “reforço tecnológico” permitiu que “o Portal tenha permanecido disponível para os contribuintes durante a generalidade do tempo”, mesmo com o “afluxo significativo de acessos”, mas reconhece que houve “alguns constrangimentos técnicos pontuais”.
O objetivo deste alargamento passa por "assegurar que todos os contribuintes tenham condições de cumprir as suas obrigações declarativas".
Num pequeno comunicado divulgado no Portal das Finanças, na quinta-feira, a Autoridade Tributária dava conta de que “foram prolongados até amanhã, dia 16 de fevereiro” os prazos para a validação e classificação das faturas, bem como a comunicação do agregado familiar. O mesmo acontece com o prazo da entrega da declaração periódica de IVA.