O prazo final para a validação das despesas para deduzir no IRS era até quinta-feira à meia noite, mas problemas em aceder ao portal levaram o Ministério das Finanças a prolongar o prazo para a validação até esta sexta-feira à noite. Se ainda não o fez, deve fazê-lo, ou pode estar a perder dinheiro.
Num pequeno comunicado divulgado no Portal das Finanças, na quinta-feira, a Autoridade Tributária (AT) deu conta de que “foram prolongados até amanhã, dia 16 de fevereiro” os prazos para a validação e classificação das faturas, bem como a comunicação do agregado familiar. O mesmo acontece com o prazo da entrega da declaração periódica de IVA.
"Uma boa medida"
O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos considerou uma "boa medida" o alargamento do prazo para a validar faturas e entregar o IVA, mas salientou que é preciso investir no portal e equipamentos para que não se registem falhas.
“Esta decisão do alargamento do prazo é uma boa medida, que não causa prejuízos a ninguém. No entanto, a situação do portal é desagradável porque, apesar de o ano passado não ter acontecido, foi a exceção que confirma a regra de todos os anos existirem problemas", disse Paulo Ralha, presidente do sindicato, em declarações à agência Lusa.
Comunicar o agregado
O Ministério das Finanças informou em comunicado que “o universo dos contribuintes que podem beneficiar do IRS Automático foi substancialmente alargado”, pelo que é fundamental que a AT “conheça previamente a real situação pessoal e familiar dos contribuintes”.
Os contribuintes que no ano passado tenham alterado o seu estado civil e aqueles que tiveram filhos, devem comunicar no Portal das Finanças essas alterações, também até ao final desta sexta-feira.
O Ministério tutelado por Mário Centeno alerta ainda que também deve ser submetida a informação sobre o imóvel que constitui a habitação permanente do agregado familiar.
Próximo passo: Reclamações
Depois da validação das faturas, ser-lhe-á atribuído o valor das despesas dedutíveis no IRS até ao final de fevereiro. Caso note um erro no registo das despesas ou não concorde com alguma coisa, deve fazer chegar a sua reclamação através do Portal das Finanças. Poderá também fazê-lo presencialmente numa repartição das Finanças ou por escrito.
Pode consultar aqui outros prazos a ter em consideração para a entrega do IRS. Pode também aceder ao Portal das Finanças neste link.