Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quer poupar 200 euros por mês? Anote esta técnica japonesa

O segredo japonês chama-se ‘kakeibo’. Apesar de o nome ser estranho, deve anotar a receita, uma vez que no que toca à poupança todos os cêntimos contam.

Quer poupar 200 euros por mês? Anote esta técnica japonesa
Notícias ao Minuto

09:07 - 15/01/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Poupança

O ideal é chegarmos ao final do mês com um saldo positivo sem termos que nos privar de nada e no que toca à poupança todos os cêntimos contam. Este segredo vem diretamente do Japão e chama-se ‘kakeibo’. O nome é estranho, ainda assim, anote a receita que pode dar jeito.

Segundo o jornal El País,  o método japonês consiste na realização de um diário de economia doméstica. Trata-se de ir anotando num caderno as receitas e despesas, para que possa visualizar facilmente quanto dinheiro ganha e quanto gasta.

“Isso traz visibilidade, pois permite que perceba que está a gastar muito em determinadas coisas e possa fazer alguma coisa a esse respeito”, afirma Luis Pita, assessor financeiro do blog Preahorro. Ou seja, não se trata de privação, mas sim de reduzir o excesso

A chave do sucesso é disciplina. “É um método muito bom para poder economizar 200 euros por mês, se for muito disciplinado”, acrescenta Luis Pita.

Para os que não conseguirem cumprir, há outros métodos. Um deles é o método do envelope e que se trata de colocar dinheiro num envelope no início de cada mês, com o dinheiro que quer que se destine ao lazer.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório