O ideal é chegarmos ao final do mês com um saldo positivo sem termos que nos privar de nada e no que toca à poupança todos os cêntimos contam. Este segredo vem diretamente do Japão e chama-se ‘kakeibo’. O nome é estranho, ainda assim, anote a receita que pode dar jeito.
Segundo o jornal El País, o método japonês consiste na realização de um diário de economia doméstica. Trata-se de ir anotando num caderno as receitas e despesas, para que possa visualizar facilmente quanto dinheiro ganha e quanto gasta.
“Isso traz visibilidade, pois permite que perceba que está a gastar muito em determinadas coisas e possa fazer alguma coisa a esse respeito”, afirma Luis Pita, assessor financeiro do blog Preahorro. Ou seja, não se trata de privação, mas sim de reduzir o excesso.
A chave do sucesso é disciplina. “É um método muito bom para poder economizar 200 euros por mês, se for muito disciplinado”, acrescenta Luis Pita.
Para os que não conseguirem cumprir, há outros métodos. Um deles é o método do envelope e que se trata de colocar dinheiro num envelope no início de cada mês, com o dinheiro que quer que se destine ao lazer.