Sendo um dos países mais ricos do mundo, dinheiro é coisa que não falta ao principado do Mónaco. Face à necessidade aumentar o seu território – de 2,02 quilómetros quadrados onde vivem 38 mil residentes, aos quais se juntam 40 mil pessoas que se deslocam todos os dias para trabalhar no principado – já começou a construção de um projeto de dois mil milhões de euros que vai expandir o Mónaco, segundo a CNN.
O principado vai assim ganhar 15 hectares ao mar Mediterrâneo, nada de novo para um território que desde o século XIX já conquistou 100 hectares ao mar.
A nova baía milionária ficará completa em 2025. O novo bairro residencial vai chamar-se Portier Cove, situa-se perto do famoso Casino do Mónaco, e os seus apartamentos de luxo e villas serão a nova de casa de mil pessoas. O Portier Cove vai ainda incluir um parque, um passeio marítimo e uma pequena marina.
Venda dos apartamentos de luxo pode render mais de 3,5 mil milhões de euros© Valode & Pistre
O governo do Mónaco vai supervisionar o projeto, que vai ser financiado por privados. O lucro da venda de imobiliário, que se estima que supere os 3,5 mil milhões de euros, vai para o bolso do grupo que vai financiar a construção desta nova baía.
Apesar da construção no mar poder prejudicar a vida marinha, os responsáveis do projeto destacam que um dos grandes objetivos de Portier Cove é a “sustentabilidade e a proteção ambiental” e procederam à relocalização de algumas espécies de plantas.