A taxa Euribor a seis meses, a mais usada nos créditos à habitação, subiu hoje para 0,330%, mais 0,001 pontos percentuais do que na quinta-feira.
A nove e 12 meses, as Euribor mantiveram-se a 0,425% e 0,515%, bem como no prazo de três meses em 0,220%.
Na reunião mensal de 04 de julho, o conselho de governadores do BCE manteve pelo segundo mês consecutivo a taxa de juro diretora no mínimo histórico de 0,50%, como os mercados tinham antecipado.
A 02 de maio, o BCE desceu a taxa de referência em um quarto de ponto percentual para um novo mínimo de sempre: 0,50%.
A anterior alteração da taxa de referência do BCE tinha ocorrido a 05 de julho de 2012, quando esta desceu 0,25 pontos percentuais, para o então nível mais baixo de sempre, 0,75%.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.