Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Economia da Guiné Equatorial vai estar em recessão até 2022

A Economist Intelligence Unit (EIU) considera que a Guiné Equatorial vai manter-se em recessão até pelo menos 2022 devido à forte dependência do setor petrolífero, cuja produção está a descer e sem perspetivas de aumentar significativamente.

Economia da Guiné Equatorial vai estar em recessão até 2022
Notícias ao Minuto

07:18 - 11/11/17 por Lusa

Economia Economist

"O crescimento económico será essencialmente definido pelos desenvolvimentos nos setores do gás e do petróleo; sem novos campos de petróleo a começarem a bombear, as reservas são baixas e a produção dos campos em maturação vai continuar a decair", escrevem os peritos da unidade de análise da revista britânica The Economist, antecipando uma recessão de 2,9% em 2018, que depois vai melhorando até aos 0,3% em 2022.

Numa análise à economia do mais recente membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que no domingo realiza eleições, os analistas da Economist dizem esperar "que a produção caia mais do que os cortes prometidos à Organização dos Países Exportadores de Petróleo, devido aos declínios naturais".

Na nota de análise, os analistas escrevem que "o setor do gás mostra mais potencial, com várias empresas a planearem infraestruturas de exportação de gás natural liquefeito (LNG, na sigla em inglês)".

No entanto, sublinham, "mesmo assumindo que estes projetos de gás conseguem superar os significativos problemas financeiros, técnicos e regulatórios, a produção de LNG não vai compensar o impacto económico do declínio da produção de petróleo durante o período da análise".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório