O IBM Watson vai ajudar os Tranportes Urbanos de Braga [TUB] a "fornecer serviços personalizados aos utilizadores de transportes públicos com base na plataforma 'Internet of Things'", no âmbito de uma parceria com a IBM.
"Ao utilizar a plataforma IBM Intelligent Operations Center [IOC] juntamente com recursos da plataforma IBM Watson IoT na Cloud IBM, os TUB estão a reunir enormes quantidades de dados de diferentes fontes, incluindo mapas de localização geográfica, clima e meio ambiente, internet, emissão de bilhetes e telemetria dos veículos, para melhorar o transporte público da cidade e a experiência individual dos passageiros", explica a IBM em comunicado oficial enviado para a redação do Economia ao Minuto.
"A solução IBM IOC ajuda as cidades a integrar dados de vários sistemas permitindo ter uma visibilidade geral sobre todas as operações da cidade através da visualização de dados, colaboração em tempo real e analítica avançada para ajudar as várias entidades da cidade a estarem preparados e a gerir incidentes, planear áreas de crescimento e coordenar e gerir esforços de resposta."
"Alinhada com a transformação de cidade inteligente que Braga tem vindo a alimentar, o projeto irá inclui cerca de 120 autocarros públicos conectados à rede da cidade, fornecendo dados críticos que serão recolhidos e analisados em tempo real à medida que os passageiros viajam. Por exemplo, esta solução irá permitir que os TUB saibam exatamente onde um autocarro está localizado, quanto tempo irá demorar a chegar a uma paragem e quais os motivos de um eventual atraso. Ao dispor de dados em tempo real sobre os veículos, os TUB terão acesso a dados importantes invisíveis no passado, incluindo, por exemplo, alertas para a manutenção necessária do autocarro, ajudando a melhorar as operações da rede de transporte", revela a IBM Portugal.
A parceria foi apresentada esta terça-feira numa cerimónia oficial que contou com a presença dos líderes da IBM Portugal e dos Transportes Urbanos de Braga.