Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Clientes não querem telefone fixo no pacote de internet. O que procuram?

A maior plataforma de comparação de produtos e serviços financeiros de Portugal revelou ao Economia ao Minuto as preferências dos portugueses no que toca às operadoras.

Clientes não querem telefone fixo no pacote de internet. O que procuram?
Notícias ao Minuto

07:10 - 15/09/17 por Bruno Mourão

Economia Estudo

Três meses de comparação gratuita de preços através da plataforma do ComparaJá.pt permitiram perceber melhor os hábitos e os desejos dos portugueses quando chega a hora de escolher um pacote de serviços de internet, televisão e telecomunicações. 

Nas mais de 12.500 simulações feitas, um dado parece ser inegável: os portugueses não dão importância ao telefone fixo. "Mais de metade dos subscritores de pacotes de telecomunicações consideram o telefone fixo um serviço irrelevante (63% nos 3P e 49% no 4P)", explica o ComparaJá num estudo revelado ao Economia ao Minuto

Olhando para os dois tipos de pacote mais procurados – 3P e 4P – a televisão é aquilo que menos define as escolhas dos consumidores. Nos pacotes 3P, que normalmente incluem telefone fixo, televisão e internet, a internet é o mais importante, seguida da televisão e do telefone; Nas subscrições 4P, o tarifário do telemóvel assumem o papel principal nas preferências dos portugueses, seguindo-se os outros três serviços pela mesma ordem. 

José Figueiredo, diretor-geral do ComparaJá, garante que os dados recolhidos mostram que "as operadoras não estão a ir ao encontro às necessidades dos portugueses", uma vez que os tarifários e as combinações de serviços oferecidos são diferentes dos procurados. "Precisamos que o mercado comece a disponibilizar pacotes com TV e Internet, bem como pacotes com televisão, internet e telemóvel, que sejam competitivos e que se adequem às exigências dos clientes", alerta o representante da plataforma de comparação. 

Olhando para as várias regiões do país há pesquisas específicas que mostram perfis de consumidor diferentes: Nos Açores e na Madeira, por exemplo, a procura de pacotes 5P (que acrescentam dados móveis ao 4P) e de canais pagos é a maior do país. Aveiro e Castelo Branco são as áreas onde há mais clientes a procurar o 4P e o distrito de Leiria é onde se procura mais vezes o 3P.

Na hora de escolher o operador e o pacote de televisão, o ComparaJá descobriu também que há um outro fator crucial para os portugueses: a possibilidade de gravar programas e de voltar ao início das transmissões mesmo sem gravar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório